O porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico que se encontra em áreas internas e externas, caracterizado por ter baixa absorção de água, uniformidade de coloração e alta resistência à abrasão física e química. Atualmente, uma infinidade de porcelanatos estão disponíveis no mercado e o seu uso varia de acordo com o tipo de ambiente em que se pretende aplicá-lo.
Confira as dicas da easyQasa para limpar pisos de porcelanato:
Limpeza diária
A limpeza do porcelanato deve ser feita sempre com o uso de detergente neutro diluído em água e panos macios. Essa regra vale para todos os tipos de porcelanatos, polidos, fosco, estruturados e esmaltados. Siga as sugestões:
1. Varra o piso com uma vassoura de pelos, ou aspire com o bico do aspirador que tenha uma escova para evitar que o piso arranhe.
2. Prepare uma solução com uma colher de detergente neutro para 5 litros de água e passe com o auxílio de um pano macio sobre a superfície.
3. Para evitar a formação de manchas de água, finalize a limpeza com um pano seco com álcool.
No caso de limpezas semanais e mensais as mesmas recomendações da limpeza diária devem ser seguidas. Para a higienização do rejunte utilize sabão líquido cremoso. Nunca utilize o granulado pois poderá arranhar o piso.
O que deve ser evitado na limpeza do porcelanato
Apesar de ser altamente resistente, o esmalte do porcelanato e o próprio rejunte podem ser danificados quando acontecer a aplicação de produtos abrasivos ou substâncias químicas inadequadas. Por isso evite os produtos relacionados abaixo:
- Sabão em pó;
- Ceras;
- Escovas;
- Ácidos;
- Água sanitária;
- Soda cáustica;
- Acetona;
- Amoníaco.
Cuidados no uso e manchas
Para evitar a formação de riscos no porcelanato o ideal é proteger os pés dos móveis com feltro e ter cuidado na hora de arrastar móveis.
No caso de manchas de graxa, óleo, giz de cera, lápis, assim como manchas de ferrugem e suco de frutas, devem ser removidas com detergente, sabão líquido ou álcool. O mesmo é válido para manchas de vinho, café e refrigerante.