Limpeza Comercial e Residêncial

Como limpar persianas

As persianas das janelas pegam poeira e sujeira muito facilmente, e não são o item mais fácil de se limpar dentro de uma casa. Na correria do dia a dia, uma boa limpeza com esponja acaba sendo o suficiente, mas o ideal é que certas vezes no ano você tire as persianas para lavar adequadamente, podendo manter a aparência de uma peça nova.

Veja algumas dicas de como limpar as persianas:

Dicas para remover o pó rapidamente:

1ª) Use um espanador.

Se suas persianas tiverem apenas uma camada fina de poeira, um espanador deve ser o suficiente para limpá-las. Abra as persianas e passe um espanador entre cada uma delas, para remover a poeira de ambos os lados.

2ª) Use uma meia velha ou luva.

Se você está procurando um método que permita a você limpar cantos difíceis de alcançar, encontre uma meia velha ou luva e coloque em sua mão. Borrife limpador de janelas em uma parte da persiana e passe sua mão coberta nela para remover a poeira. Repita com cada persiana.

  •         Um limpador de janelas é seguro para ser usado na maioria das persianas, mas se você preferir uma substância natural, use uma solução de metade água, metade vinagre.
  •         Para uma limpeza ainda mais rápida, abra sua persiana e use seu polegar e indicador, cobertos com a meia ou luva, para pegar na ponta de uma persiana. Depois, passe os dedos pela persiana para remover a poeira de ambos os lados ao mesmo tempo. Repita para cada persiana.

3ª) Aspire as persianas com o bico comum ou com escova.

Na maioria dos casos, aspirar as persianas será suficiente para limpá-las. Também é uma boa maneira de preparar persianas extremamente sujas para o próximo passo da limpeza. Comece com a persiana fechada.

  •         Encaixe a mangueira em seu aspirador.

Ligue o aspirador e passe ele em cada persiana individual, de lado a lado ou de cima para baixo, dependendo de que tipo de persiana você tenha.

  •         Repita o processo com as persianas viradas na direção oposta para limpar o outro lado.

Dicas para lavar as persianas penduradas:

1ª) Limpe as persianas com uma esponja úmida.

Comece com as persianas fechadas, umedeça a esponja com água morna e a passe por toda a persiana. Repita o processo com as persianas viradas na posição oposta, para limpar o outro lado.

  •         Se suas persianas estiverem muito sujas, enxague a esponja e a esprema periodicamente para se assegurar de que você não está tentando limpar as persianas com mais sujeira.
  •         É seguro usar água e sabão na maioria das persianas e é útil para persianas que estão encrostadas com sujeira. Encha um balde com água morna e com sabão, leve para a janela onde as persianas estão e use a esponja para limpá-las. Coloque a esponja de novo no balde e a esprema frequentemente enquanto trabalha.

Dicas de limpeza pesada:

1ª) Tente o método dos ganchos em “S”.

Consiga dois ganchos em “S” e pendure-os no lado de dentro do cano da cortina do banheiro. Certifique-se de que a cortina esteja segura de um lado. Tire as persianas da janela e pendure-as no banheiro. Pendure as persianas na parte inferior dos ganchos em “S” envolvendo-as no pequeno gancho de metal no topo das persianas. Certifique-se de que estejam bem seguras. Ligue o chuveiro e deixe que a água aqueça. Jogue um pouco de sabão em uma escova de cerdas macias e molhe na água. Escove bem as persianas.

  •         Comece da parte de cima e escove de um lado para o outro. Se você tiver persianas verticais, escove-as para cima e para baixo.

-Enxágue a escova e adicione mais sabão conforme necessário.

  • Vire as persianas para a posição oposta e escove cada persiana no outro lado.
  •         Jogue água nas persianas quando tiver terminado de esfregá-las. Deixe que as persianas sequem, ou use uma toalha para secá-las. Pendure novamente as suas persianas brilhantes.

2ª) Lave as persianas do lado de fora.

As persianas extremamente sujas podem ser lavadas do lado de fora com uma mangueira. Leve as persianas para fora e coloque-as em um tapete. Encha um balde com água e sabão. Use uma escova de cerdas ou esponja para limpar as persianas de ambos os lados. Use uma mangueira de jardim para enxaguar as persianas de ambos os lados. Enxugue e pendure novamente.

Dica:  Persianas de tecido precisam ser lavadas a seco.

Se você estiver usando uma solução de limpeza nas persianas pela primeira vez, faça um teste local em um canto discreto para se certificar de que ela não ficará manchada.

Avisos

  •         Não use os métodos de limpeza pesada em persianas de tecido. Pode rasgar o tecido.
  •         Tome cuidado para não saturar as persianas de madeira com água. Isso pode entortar a madeira ou deixar manchas. Se você usar água para limpar as persianas de madeira, enxugue imediatamente.

Tome cuidado para não deixar as persianas caírem em você se você estiver usando o método do gancho em “S”.

Gostou das dicas mas está na correria para colocar em prática? A easyQasa te ajuda a encontrar uma faxineira para te ajudar com os serviços domésticos! Clique aqui e faça seu orçamento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s