Limpeza Comercial e Residêncial

Dicas para uma boa gestão financeira

Hoje a easyQasa vem com mais dicas de gestão financeira para a sua empresa. Mas primeiro, vamos começar entendendo o que é gestão financeira e como aplicá-la da melhor maneira na sua empresa.

A gestão financeira é a união de ações administrativas que agrupam o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras. O principal objetivo ao buscar a gestão financeira e colocá-la em prática é obter a melhoria dos resultados e aumentar o valor do patrimônio empresarial.

Faça um orcamento de limpeza gratuito agora!

Entenda melhor o que é patrimônio empresarial.

O Patrimônio de uma empresa pode se apresentar de três formas distintas:

  1. Os bens da empresa

Esses patrimônios são aqueles que a empresa tem em seu poder, normalmente se dão por bens materiais como: computadores, prédio, casa, carro, dinheiro em mãos, máquinas etc.

2. Direitos da empresa

Esses patrimônios são “bens” da empresa, porém, em poder de terceiros. Dessa forma, são considerados seus direitos. Por exemplo: uma venda realizada à prazo, o seu direito receber o dinheiro, mas ele ainda não está com você, portanto, não pode ser considerado um bem, mas sim um direito. Outro exemplo é o dinheiro da empresa que está no banco, ele não está em mãos, portanto é considerado um direito.

Conheçe os benefícios do plano de assinatura?

Vejamos que a principal diferença entre bens e direito  de uma empresa é a relação de posse. Nos exemplos citados, todos  podem ser avaliados em dinheiro, porém, a diferença é se está ou não em mãos.

3. Obrigações  da  empresa

Esse tipo de patrimônio diz respeito aos bens de terceiros que estão em poder da empresa. Ou seja, são considerados obrigações empresariais. Essas  são avaliadas em dinheiro, não pertencem à empresa mas está em suas mãos.

Você sabe como é feita uma limpeza comercial?

Entendido os tipos de Patrimônio empresarial, voltamos a falar da gestão financeira e como realizá-la de forma eficaz. É importante ressaltar que ao realizar o controle financeiro corretamente é possível que os administradores visualizem corretamente a atual situação da empresa,  facilitando a previsão de problemas e o planejamento de novos investimentos.

A administração financeira possui algumas funções como:

  • Analisar os resultados financeiros e planejar ações visando a melhoria
  • Analisar e negociar a captação dos recursos, como também a aplicar o dinheiro disponível
  • Analisar a concessão de crédito aos clientes e administrar a cobrança dos créditos já concedidos
  • Realizar os recebimentos e os pagamentos
  • Controlar o saldo de caixa
  • Controlar contas a pagar e a receber

Veja 4 dicas para fazer uma boa gestão financeira

 

  1. Planejamento Estratégico 

O planejamento estratégico visa colocar em pauta os objetivos e calcular o que é necessário fazer para alcança-los. É importante ressaltar que não importa qual for o objetivo, seja ele aumentar o volume de vendas ou o tamanho da empresa, é necessário que os colaboradores sigam um bom planejamento para terem um direcional de como agir.

Como tirar o cheiro ruim do ralo do banheiro?

Na hora de fazer o planejamento estratégico da sua empresa é extremamente necessário levar em consideração a missão e os valores do negócio, esses devem abranger toda estratégia que será usada pela empresa. Com base em nossas fontes, pegamos duas perguntas para você saber se a sua empresa está indo pelo caminho certo:

  • Caso a sua empresa fosse uma pessoa, por quais atitudes ela deveria ser conhecida, lembrada e admirada?
  • Essas atitudes poderiam ser a lista de valores do seu negócio? Caso contrário, refaça!

Iniciando o planejamento…

  • Reúna as pessoas que colocarão o planejamento em prática

Nessa primeira etapa, preocupe-se em reunir apenas diretores e gestores

  • Saia do ambiente de trabalho

Vocês vão precisar de tempo e de um ambiente descontraído

  • Mãos à obra! Comece com uma lista

Nessa etapa é interessante que cada membro faça uma lista de intenções para a empresa. Pode ser desde “ter uma cultura mais colaborativa” até “aumentar o faturamento em X%”. Depois que todos fizerem a lista é hora de compartilhar com o grupo.

Já pensou em contratar uma limpeza pesada a cada 15 dias para o seu escritório?

  • Entenda as barreiras

Depois de ter as listas definidas é hora de entender o que impede sua empresa de atingir esses resultados. Evite usar a palavra “falta”, pois automaticamente uma barreira já é criada no cérebro de todos.

2. Organização e Gestão Orçamentária

Como o próprio nome diz, para uma boa gestão financeira, é necessário ter uma boa organização e gestão orçamentária. A organização financeira implica um Plano Tático (orçamento) anual, que deverá conter as projeções de receitas, despesas e do Balanço Patrimonial da empresa. O plano também deverá conter os objetivos financeiros, plano de metas juntamente com a remuneração variável com base nas metas.

3. Fluxo de Caixa

A má administração do fluxo de caixa pode trazer vários prejuízos para a empresa em diversos aspectos, prejuízos de  tempo, esforço e dinheiro. Dessa forma, para a melhor organização financeira a melhor solução é contratar um software de gestão.

Por que a sua empresa pode precisar de um responsável de gestão de facilities?

4. Software de Gestão Financeira

Muitas empresas acabam cometendo o mesmo erro na gestão das empresas que é a não utilização de um bom software. Dessa forma, recomendamos um investimento em um bom sistema que otimize e integre diferentes atividades e departamentos da empresa, fazendo com que essa se destaque em qualidade da informação, segurança e rapidez na geração dos dados que são extremamente importantes na hora de tomar decisões.

Um software de gestão financeira abrange o controle de custos e a implementação do planejamento estratégico. Ou seja, todas as dicas que foram dadas anteriormente se materializam com o uso de um software. Os principais objetivos desse é integrar as áreas e atividades, resultando no aumento da qualidade, rapidez e segurança dos dados da empresa.

Fonte: Endeavor | Conta Azul

Agora que você já tem um domínio a respeito de gestão financeira, comece revendo os gastos fixos da sua empresa. Veja como economizar a partir da easyQasa.

serviçodelimpeza

15 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s