Limpeza Comercial e Residêncial

Dicas para incentivar os funcionários sem nenhum custo adicional

Um erro muito comum na gestão de uma empresa é o fato de associarem o incentivo dos funcionários à recompensas financeiras. Geralmente, para motivar os funcionários, as empresas buscam realizar campanhas enormes com alto custo financeiro, sem associar que os resultados serão de  pouca duração e que é possível chegar a bons resultados usando outras moedas de troca que não sejam o dinheiro. Dessa forma, através de pesquisas a easyQasa trouxe dicas que auxiliam a motivação que chegam a bons resultados usando outros recursos.

Primeiro é importante ressaltar que uma equipe motivada e empenhada produz mais e melhor, uma vez que a motivação está diretamente relacionada com o nível de satisfação dos profissionais em relação às condições que atuam dentro da empresa.

Agora confira como incentivar os funcionários sem precisar envolver custos adicionais como bonificação:

Comece pelo conforto

Em grande maioria, os funcionários de uma empresa passam 60% do dia no trabalho. Dessa forma, é de extrema importância que a empresa ofereça um ambiente confortável e seguro. Um investimento a ser feito é decorar um ambiente da empresa de modo que os funcionários possam utilizar para descansar ou ter ideias de um novo projeto. Por mais que essa ideia envolva custos financeiros, esses não estão sendo diretamente direcionados para apenas um funcionário,  mas sim, para a empresa como um todo.

Outra visão a respeito de conforto nas empresas é permitir uma flexibilidade de horários. Se a equipe ou apenas um funcionário estão envolvidos em um grande projeto, é interessante a empresa oferecer um banco de horas informal. Isso significa que as horas extras feitas pelo empenho no projeto, não retornarão através de pagamento em dinheiro, mas sim com dias off.

Dê aos funcionários chances de aprendizado

Permitir que os funcionários aprendam de outras maneiras além do trabalho diário, pode ser uma ótima ferramenta de troca, em especial para os funcionários mais jovens. Através desse método, ambas as partes saem ganhando. O funcionário adquire mais experiência e aprendizado, tornando-o mais empenhado para executar os projetos, e em paralelo a empresa conta com um time qualificado.

Para exercer esse exemplo de motivação, sem nenhum custo adicional, indicamos que o RH da empresa busque cursos e workshops gratuitos para repassar aos funcionários. Um exemplo que é muito comum em startups, é a rotação das áreas na empresa. Ou seja, a oportunidade de cada funcionário vivenciar outros setores. Dessa forma, todos acabam aprendendo o que cada um faz, e caso algum funcionário falte existe a possibilidade de substituição.

Saiba reconhecer os funcionários

Todos nós sabemos que a promoção é a forma mais óbvia de reconhecer o trabalho de um funcionário, mas aqui na easyQasa valorizamos a prática constante de feedbacks.

 

O feedback é uma  ferramenta essencial para o desenvolvimento da equipe, através dele os funcionários ficam cientes dos resultados de suas ações, sendo elas positivas ou não. E quando possível faça elogios em público, pois além de incentivar quem está sendo elogiado, estimula os outros profissionais a buscarem bons resultados.

Um ponto importante para as empresas na hora de dar o feedback, é saber ouvir, pois assim como os gestores possuem pontos positivos e negativos dos funcionários, os funcionários terão para dar, e dessa forma acontecerá o crescimento mútuo.

Mostre que ele faz a diferença!

Essa, se não a mais eficaz, é a dica mais importante!

Infelizmente o reconhecimento no trabalho é muito associado com questões financeiras, porém, é possível funcionários não terem os mais altos do salários e nem o cargo mais alto, porém trabalharem com todo o prazer.

Esse fato vem da sensação de pertencimento e papel importante na empresa. Para isso acontecer, é necessário que o colaborador tenha claramente suas funções e metas, e consequentemente um reconhecimento por isso. Mostrar o resultado de uma tarefa desenvolvida também é uma ótima maneira de expor ao funcionário que ele faz a diferença.

Fonte: Exame

Deu pra perceber que um bom desempenho dos funcionários independe da sua empresa ter dinheiro ou não, né? A motivação da sua equipe está diretamente ligada à gestão de pessoas.

Gostou das dicas? Agora confira como iniciar uma cultura de redução de despesas na sua empresa. 

serviçodelimpeza

 

 

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s