empresa de limpesa Empresa de Limpeza empresa de limpeza de escritórios empresa de manutenção limpeza de franquia manutenção corretiva manutenção de ar condicionado manutenção de franquia manutenção elétrica, hidráulica, civil manutenção preventiva roteiro de limpeza roteiro de manutenção Sem categoria

Como montar um roteiro de limpeza e manutenção na sua empresa ou franquia?

A limpeza é essencial em qualquer empresa de qualquer segmento, afinal, todos merecem trabalhar em locais adequados e devidamente limpos, certo? E em alguns estabelecimentos comerciais, a higienização e manutenção apropriada faz toda a diferença na hora de conquistar e fidelizar a clientela.

Contrate uma limpeza comercial desde R$79

Visto que a manutenção e limpeza do lugar é tão importante, elaboramos neste post algumas dicas para você montar um roteiro de limpeza e roteiro de manutenção na sua empresa. 

A) Roteiro de limpeza para sua empresa ou franquia

O que e quando limpar?
Ao montar o roteiro de limpeza para seu local de empreendimento, é interessante levar em consideração alguns pontos importantes. Há lugares que devem ser limpos diariamente, outros que podem ser limpos em intervalos de alguns dias ou até de uma semana, para serem asseados de novo.

Você pode ter interesse em como melhorar os custos de manutenção da sua empresa

O roteiro pode variar de acordo com o segmento e o porte da empresa, mas, de maneira geral, é preciso seguir as frequências abaixo:

Diariamente
Banheiros (tanto feminino como masculino)
Cozinha (se houver)
Entrada e recepção da empresa
Tirar o pó de mesas e aparelhos
Varrer as salas
Retirar o lixo

Você sabe como fazer a gestão dos seus fornecedores?


Essa limpeza deve ser feita todos os dias, sem exceção. Outras atividades podem ser inseridas de acordo com a sua empresa — como, por exemplo, os locais onde é servido o almoço no próprio trabalho. Será preciso limpar também o refeitório diariamente.

Semanalmente
Uma opção para a limpeza semanal é a já popular “faxina”. As salas, por exemplo, podem ser superficialmente limpas todos os dias, mas devem passar por uma limpeza mais aprofundada pelo menos uma vez por semana. Outros locais que podem ser limpos semanalmente são:

Prateleiras e estantes
Escadas e elevadores
Corredores
Sala de armazenamento (como máquinas e arquivo morto)
Vidros, janelas, portas e portões
Paredes (pode ser limpo até mesmo mensalmente)
Garagem ou estacionamento
Lugares altos e/ou de pouco acesso

Saiba como ter sucesso como secretária!


Vale lembrar também que essas são apenas algumas dicas de roteiro de limpeza para sua empresa, porquanto as ideias podem variar de acordo com o segmento ou a necessidade. Ainda assim, é importante que seja feito um cronograma, em que constem as atividades diárias a serem feitas — além de nunca deixar faltar no almoxarifado os materiais apropriados para a limpeza.

Algumas outras dicas também podem ajudar bastante; vejamos a seguir.

Dicas importantes na hora de montar o roteiro de limpeza: 
A empresa deve ter todos os materiais e utensílios necessários para a limpeza. Vale lembrar que muitas vezes os produtos usados, ou até mesmo os acessórios para a limpeza, precisam ser melhores do que os de uso doméstico comum.
Deve-se optar por produtos de limpeza cuja compra possa ser feita em grande escala. Afinal, muitos locais de uso comum precisam ser asseados todos os dias, como os banheiros, e o consumo de itens e produtos será intenso. Os acessórios, como vassouras, rodos ou panos de chão precisam estar constantemente em bom estado.
Incentive a sua equipe a colaborar com a limpeza do local, com alguns hábitos comuns, como jogar lixo na lixeira ou não deixar a xícara de café ou copo d’água na mesa, por exemplo.

Saiba como contratar uma empresa de manutenção preventiva elétrica, hidráulica, civil


Uma proposta que pode ser bem útil para os cuidados com a limpeza é a terceirização do serviço. Ao contratar uma equipe especializada em limpeza, você não precisará se preocupar mais com as ocupações de montar o roteiro de limpeza e de aquisição dos produtos, já que equipes terceirizadas já possuem esse tipo de controle e know-how.
E então, gostou do post? Como é feita a limpeza em sua empresa? Deixe-nos um comentário com suas dicas ou sugestões!

B) Roteiro de manutenção preventiva: elétrica, hidráulica, civil, ar condicionado para sua empresa ou franquia

Um roteiro de manutenção preventiva deve ser fácil de entender e composto basicamente por procedimentos de:

Inspeção geral: consiste na inspeção visual (verificação da integridade física da carcaça do equipamento e de seus componentes internos, como placas de circuito impresso, folgas, desgastes nas engrenagens e botões, amassados, ou ferrugens na pintura) e limpeza do equipamento (procedimentos a serem feitos, produtos de limpeza utilizados e ferramentas necessárias);

Saiba como planejar a mudança do escritório!


 Troca de peças e acessórios com a sua vida útil vencida: essas instruções para substituição de partes e peças normalmente estão incluídas nos manuais do equipamento fornecidos pelos fabricantes;


Lubrificação geral: descrição dos tipos de lubrificantes necessários, periodicidade, locais de aplicação, equipamentos e ferramentas que devem ser utilizados e orientações para abertura do equipamento ou partes dele;

Como tirar o mau cheido do ralo do banheiro?


Aferição e posterior calibração do equipamento: como e onde deve ser feita a leitura e verificação de indicadores e níveis (corrente, tensão, potência, rotação, pressão, vazão, etc.), quando necessário;


Testes de desempenho e de segurança (elétrica, radiológica, mecânica, biológica): explicação da execução dessa tarefa através da leitura e verificação de níveis de líquidos lubrificantes e indicadores em geral e observação de anomalias como calor, vibração, vazamentos ou odores, quando necessário.


No início de cada roteiro deve ser colocada uma listagem de ferramentas e equipamentos de testes para a execução de cada uma das tarefas descritas

Levando-se em consideração que a manutenção preventiva normalmente demanda um tempo muito maior do que a manutenção corretiva e que sua execução requer a paralisação de um equipamento em funcionamento, é importante que a pessoa que irá executá-la seja rápida e eficiente.

Veja se a sua empresa precisa de um gestor de facilities!

Além dos itens acima para elaboração dos procedimentos de manutenção preventiva, devem ser levadas em consideração as recomendações dos fabricantes e normas governamentais, do EAS ou de algum órgão fiscalizador aos quais os equipamentos estão sujeitos.

Adicionalmente, deve-se observar os históricos de manutenção corretiva dos equipamentos para identificar as falhas mais freqüentes e criar procedimentos específicos para tentar reduzir a ocorrência dessas falhas.

Isso vem demonstrar a importância da elaboração do histórico do equipamento. Por menor que seja a intervenção durante a manutenção corretiva, ela deve ser registrada no histórico do equipamento para uma possível utilização na elaboração do roteiro de manutenção preventiva.

Para facilitar a aplicação dos roteiros de manutenção preventiva de equipamentos médicos, assim como reduzir o custo desse programa, os procedimentos podem ser divididos em duas categorias:

Como programar a limpeza num restaurante?

Manutenção preventiva abrangentes: é feita uma avaliação geral da segurança e desempenho dos equipamentos, ou seja, engloba todos os procedimentos de um roteiro de MP. É comum a execução desses procedimentos anualmente.


Manutenção preventiva específicas: são verificados e trocados os itens que se degradam entre as inspeções abrangentes. Geralmente as inspeções são feitas para obedecer às normas de funcionamento ou às recomendações dos fabricantes dos equipamentos.

Ao momento de procurar por serviços de manutenção, você pode ter interesse nos seguintes tópicos: eletricista, marido de aluguel, eletrica, manutenção, encanador, sefaz mz, instalação elétrica, eletricista 24 horas, eletricista instalador, projeto elétrico, desentupidora, construção, encanador, desentupimento, vazamento de agua, encanamento, pintura predial, encanador 24 horas, bomba hidráulica. Nessa matéria você irá aprender como montar um roteiro para a manutenção elétrica, hidráulica ou civil na sua empresa!

Você pode agendar uma limpeza comercial ou uma manutenção preventiva ou manutenção corretiva para a sua empresa ou franquia com a eQ!

Entre em contato, agora, temos planos mensais de limpeza ou planos mensais de manutenção preventiva para franquias e empresa.

servic3a7odelimpeza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s