Dicas de faxina Dicas de organização Empresa de Limpeza Comercial Empresa de Limpeza de Escritórios Empresa de limpeza e conservação Gestão da Empresa Limpeza Comercial e Residêncial

As dicas mais lidas para manter o salão limpo e livre de doenças!

O salão de beleza é um local onde as pessoas precisam se sentir confortáveis, como se estivessem em casa. Para isso, manter o ambiente bem limpo e organizado é essencial. Além do mais, você precisa estar preparado para atender a uma clientela mais exigente e que observa com bastante atenção todos os detalhes.

Como tirar o mau cheiro do ralo do banheiro?

A limpeza não é apenas uma questão de estética mas, principalmente, de saúde. Um local sujo está propenso a ter insetos, que vivem em locais sujos e espalham doenças. Além disso, os objetos perfurocortantes como os alicates, por exemplo, devem sempre ser esterilizados para não correr o risco de transmitir vírus que causam doenças graves.

Por isso, reunimos 15 dicas de uma proprietária de salão, um gerente e um superespecialista em sujeiras de todos os tipos. Eles, claro, seguem as exigências da Anvisa. Confira se você está seguindo a cartilha direito.

Contrate uma limpeza avulsa agora! Experimente o seu salão limpo!


No salão

  1. O chão deve ser limpo antes da abertura ou no final do expediente, mas a operação deve ser diária. Além da vassoura para recolher restos de cabelos, unhas, etc., deve-se passar um produto de limpeza para eliminar germes e poeira.
  2.  Quando uma cabeleira for cortada, o ideal é retirá-la, logo em seguida, com vassoura e pá. O mesmo vale para a xícara do cafezinho, que deve ser recolhida imediatamente após o uso.
  3. Como organizar a rotina da faxineira?
  4.  Nem todo mundo se lembra, mas o ambiente da manicure também precisa ser varrido a cada unha feita, pois ali ficam resíduos do lixamento e de pele.
  5. A limpeza deve ser feita com rapidez para não atrapalhar o atendimento. O responsável por ela não pode ser quem está atendendo, mas alguém da equipe de manutenção ou o auxiliar de cabeleireiro.
  6. Se não houver assistente, combine com um profissional parceiro para revezarem na limpeza: quando um estiver atendendo, o outro limpa e vice-versa.
  7. Os espelhos também necessitam ser higienizados com frequência, preferencialmente, uma vez por semana.
  8. Você sabe como limpar paredes sem danifica-las?
  9.  Se o salão mantém suas portas sempre abertas, há chances de a poeira acumular em tudo com mais facilidade. Portanto, capriche na remoção dessa vilã o tempo todo!
  10. É obrigatório: o lixo deve ser retirado no final do dia, quando não há mais clientes presentes, afinal, nada mais chato do que passar com vários sacos no meio do ambiente, estragando o momento relax do freguês.

Saiba como contratar a melhor empresa de limpeza!

Na bancada do maquiador


9. Ele deve higienizar os seus pincéis, jogar no lixo as hastes flexíveis de algodão, assim como algodão e todos os acessórios descartáveis.

10. Os pincéis devem ser lavados semanalmente. Use sabonete bactericida e luvas de borracha. No caso de material sintético, esfregue de duas a três vezes.

Contrate uma limpeza comercial a partir de R$79


11. Caso o material seja natural, uma vez basta. Depois, use condicionador e deixe secar no ambiente.

No serviço de manicure


12. A profissional deve esterilizar os alicates, as pinças, as tesouras e outros objetos de metal em estufa a 160ºC por duas horas ou a 170ºC por uma hora, ou seja, o processo é longo e não pode ser interrompido com a abertura das portas nesse intervalo. 

Como montar um roteiro de limpeza para a empresa?

13. Para ganhar mais segurança na esterilização, troque a antiga estufa por uma autoclave. O aparelho eletrônico avisa se houver falha na temperatura, interrompe o ciclo e mostra no painel que ele foi anulado.

14. Muitas clientes têm mais confiança em salões com a autoclave, principalmente porque recebem um kit individual, com alicate e empurrador de inox, e a embalagem dele indica se a esterilização foi bem feita, ou seja, completa.

Você pode ter interesse em como melhorar os custos de manutenção da sua empresa

15. Para amolecer as cutículas, o ideal é usar algodão umedecido ou luvas e botas plásticas descartáveis com uso de emolientes e hidratantes. Na opção de pequenas bacias, forre-as com um plástico, que deve ser trocado a cada cliente.

16. Além de usarem luvas, as manicures devem lavar as mãos com sabonete líquido com ação contra micro-organismos. Um produto à base de agente bacteriostático, como o triclosan, é o suficiente entre uma cliente e outra.

17. Para a segurança da profissional e da cliente, as manicures devem usar máscaras descartáveis, pois o material lixado (unhas e pele) e o pó da lixa pairam no ar e podem ser inalados, causando doenças no sistema respiratório.

Você sabe como fazer a gestão dos seus fornecedores?


No setor de depilação

18. Jogue fora a cera após o uso, pois esse material pode transmitir várias infecções de pele, incluindo micoses.

19. As lixeiras com descarte de cera precisam ficar “escondidas” da clientela, mesmo que ali esteja apenas o material dela. Assim, o visual fica mais clean.

20. As espátulas devem ser de material liso, lavável, impermeável ou descartáveis. Elas devem ser higienizadas ou descartadas a cada cliente.

Saiba como ter sucesso como secretária!

21. Mantenha as cadeiras e os colchões de macas revestidos com material impermeável e em bom estado de conservação.

Mas por que manter o salão limpo? A resposta para essa pergunta parece meio óbvia não é mesmo? Limpar a casa e diversos utensílios é algo que fazemos todos os dias, mas num salão de beleza, a higiene é de extrema importância e ajuda a manter o diferencial em meio a concorrência.

Saiba como contratar uma empresa de manutenção preventiva elétrica, hidráulica, civil


Ter pedaços de unhas e cutículas pelo chão, restos de cabelos em pentes e escovas, potes sujos com produtos que já estão lá por horas, tudo isso é uma péssima propaganda e faz com que as pessoas corram do seu salão o mais rápido que puderem, sem olhar para trás. Um local onde a beleza é a palavra de ordem precisa estar à altura das exigências da clientela.

Além do mais, o salão limpo não faz bem apenas para manter a saúde dos clientes, mas também para as pessoas que trabalham no local. Dá muito mais prazer estar num ambiente limpo e bem organizado.

Você pode agendar uma limpeza comercial ou uma manutenção preventiva ou manutenção corretiva para a sua empresa ou franquia com a eQ!

Saiba como planejar a mudança do escritório!

Entre em contato, agora, temos planos mensais de limpeza ou planos mensais de manutenção preventiva para franquias e empresa.

servic3a7odelimpeza

Fonte: revistacabelos

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s