Dicas de faxina Dicas de limpeza Empresa de Limpeza Comercial Empresa de Limpeza de Escritórios Empresa de limpeza e conservação Limpeza Comercial e Residêncial

Limpeza de elevadores: passo-a-passo

Os elevadores são equipamentos que facilitam muito a nossa vida. Porém, com o uso diário de um volume considerável de pessoas, é comum que eles fiquem sujos e precisem ser limpos. E é na hora da limpeza que alguns cuidados são necessários, a fim de evitar que o equipamento seja danificado pela utilização de produtos ou materiais incorretos.

Contrate uma limpeza comercial desde R$79

Em qualquer condomínio, os elevadores são uma das “portas de entradas” do prédio; e mantê-los sempre limpos é fundamental para que se passe uma boa impressão do local. Entretanto isso nem sempre é fácil, tendo em vista a grande circulação e a dificuldade de interditar os equipamentos para a realização dos serviços. Para isso, se faz necessário um processo bem estruturado e funcionários muito bem treinados, de forma a realizar o serviço da forma mais eficiente e eficaz.

Você pode ter interesse em como melhorar os custos de manutenção da sua empresa


O objetivo desse artigo é descrever um passo-a-passo para a realização da limpeza de elevadores, visando auxiliar os gestores de condomínio nessa tarefa tão importante para a imagem dos prédios.

Passo 1: definição do horário e frequência da limpeza


Escolha o horário de menor circulação do elevador para a realização da tarefa de limpeza, se possível à noite. Caso seja viável, existindo mais de um elevador, interdite o equipamento para que o funcionário de limpeza possa executar os serviços. A limpeza dos elevadores deve ser feita, sempre que possível, diariamente. Em alguns casos, dependendo do volume e características de circulação das pessoas, se faz necessária mais de uma limpeza por dia. Em alguns locais, os elevadores de serviço precisam de atenção diferenciada no processo de limpeza.

Você sabe como fazer a gestão dos seus fornecedores?


Passo 2: definição e especialização do funcionário

Escale um funcionário dentro da brigada de limpeza para que fique responsável pela limpeza dos elevadores. Isso irá criar uma maior especialização do funcionário, melhorando a qualidade dos serviços. Ele deverá ser bem treinado e estar ciente de todas as etapas de limpeza. Treine um substituto para o caso de eventual ausência desse funcionário.

Saiba como ter sucesso como secretária!


Passo 3: limpeza e manutenção de espelhos

Iniciar a limpeza do espelho com espanador ou pano seco e limpo, para retirar a poeira depositada em sua superfície. Aplicar no pano a solução de detergente neutro com um borrifador. Sempre aplique o produto no pano; nunca no espelho. Pois borrifar líquidos diretamente no espelho poderá prejudicar sua superfície. Assim, limpe primeiro com pano umedecido em solução de detergente e depois passe outro pano macio e seco, para retirar possíveis manchas provocadas pelo líquido. Tenha sempre o cuidado de secar as bordas do espelho.

ATENÇÃO: Jamais utilize produtos abrasivos (lixa, palha de aço, esponjas ásperas, fibras) na superfície do espelho.

Saiba como contratar uma empresa de manutenção preventiva elétrica, hidráulica, civil


Passo 4:  botões e indicadores

Como existem diversos tipos de botões, o mais correto é procurar o responsável pela manutenção do elevador para verificar o procedimento adequado. Deve-se tomar muito cuidado na limpeza da botoeira e seus botões para evitar o risco de queimar algum componente. Em geral, o mais indicado é utilizar pano levemente umedecido com água e sabão neutro, mas sempre com muito cuidado nas partes elétricas.

Passo 5:  luminária e acrílicos do elevador

O uso de um espanador de pó pode facilmente e resolver o problema da poeira. Mas para uma limpeza mais cuidadosa, com o intuito de retirar manchas e marcas, é recomendado passar um pano umedecido macio e limpo, ou lavar a peça com água aplicando sabão neutro.

Saiba como planejar a mudança do escritório!


A limpeza deve ocorrer semanalmente, utilizando-se uma escada para alcançar as partes mais altas e pano umedecido em solução de detergente diluído em água. Aplicar suavemente na peça sempre na mesma direção, até sua limpeza total.

É importante ressaltar que o pano deve estar limpo, desprovido de partículas de poeira, pois os resquícios de poeira de um pano já utilizado, podem arranhar o objeto. Caso a opção seja lavar as peças, deverá ser solicitada para o responsável da manutenção que faça a remoção e recolocação das peças após a limpeza.

Como tirar o mau cheido do ralo do banheiro?


Passo 6:  paredes do elevador

1º Com auxÍlio de um borrifador, aplicar nas paredes do elevador a solução de detergente neutro.
2º Com uma fibra branca, fazer uma limpeza leve, espalhando a solução e removendo marcas de mãos, resto de alimentos e outras sujidades.
3º Com um pano umedecido em água limpa, remover toda a solução de detergente neutro.
4º Com um pano seco e limpo, secar as paredes do elevador, retirando as possíveis manchas d’água.

Passo 7: limpeza dos pisos dos elevadores

Em um balde, colocar a solução de detergente neutro, umedecer o pano de limpeza na solução para a limpeza do piso e com o auxílio de um rodo, aplicar a solução no piso removendo a sujidade. Utilizar um pano seco para finalizar a limpeza, deixando o piso seco e sem manchas.

Veja se a sua empresa precisa de um gestor de facilities!


OBS.: Quando for limpar o elevador, se possível procure travá-lo para que não seja solicitado durante a limpeza. Procure não colocar o balde de solução dentro do elevador, pois acidentalmente poderá derramar a solução prejudicando o funcionamento do elevador. Jamais trave o elevador sem a devida autorização do responsável (zelador, encarregado ou gerente predial).

Lembrete: É obrigatório sinalizar o local com o uso da placa de piso molhado, para evitar acidentes.

Como programar a limpeza num restaurante?


Passo 8: invista em tapetes para limpeza dos pés

Se possível, invista em tapetes para limpeza dos pés nas entradas dos elevadores. Isso poderá ajudar bastante na manutenção da limpeza e economizará tempo dos funcionários.

Realize a limpeza em horários de menor fluxo de pessoas, a fim de evitar reclamações. A sugestão para a limpeza dos elevadores durante a semana é ao final da tarde, já que o fluxo de pessoas costuma ser menor. Caso a limpeza ocorra no final de semana, é preferível usar o período da manhã. E durante a limpeza, um dos elevadores sempre deve estar disponível para uso.

Você pode agendar uma limpeza comercial ou uma manutenção preventiva ou manutenção corretiva para a sua empresa ou franquia com a eQ!

Entre em contato, agora, temos planos mensais de limpeza ou planos mensais de manutenção preventiva para franquias e empresa.


servic3a7odelimpeza

Fonte: aster

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s