Digital facility management Facility Management Facility Manager Facility services Gestão da Empresa Inovação Inovação digital Limpeza Comercial e Residêncial

Transformação Digital: 7 formas de inovar na sua empresa

Transformação digital é um processo no qual as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores. É uma mudança estrutural nas organizações dando um papel essencial para a tecnologia.

Esse assunto é só para empresas de tecnologia?

É muito fácil se esconder atrás do pensamento de que a transformação digital só deve acontecer para empresas que já nasceram em um contexto digital, como e-commerce, SaaS e outros negócios “nativos digitais”.

Mas será que esse é mesmo o caso? De jeito nenhum! Qualquer empresa, não importa de que segmento, pode se beneficiar por desenvolver uma cultura que privilegia o digital. Sua empresa pode ser de facility services, serviços de limpeza e conservação, gestão predial ou de varejo!

Não é à toa que existem tantas ferramentas, pagas ou gratuitas, disponíveis para praticamente qualquer tipo de iniciativa digital que se consiga imaginar.

Inovação na empresa.

Você deve estar cansado de ouvir que para se diferenciar da concorrência e ter sucesso no seu negócio é preciso inovar. Mas afinal, o que isso significa para  a sua empresa? É preciso ter uma ideia genial ou revolucionária a cada semana? Calma, não é bem assim. Inovar quer dizer que você precisa investir um pouco do seu tempo para pensar seu negócio e identificar novas ideias, estratégias ou processos que agreguem valor ao seu produto, serviço ou até para a sua empresa.

Na correria do dia-a-dia, é difícil o empreendedor ou o gestor tirar esse tempo para pensar. E às vezes é necessário “pensar fora da caixa”. Para isso, ter um ambiente propício para as ideias aparecerem pode ajudar. Ter um espaço para liberar a criatividade pode contribuir, assim como manter um ambiente de colaboração entre as equipes.

Confira sete dicas para fomentar a inovação dentro de sua empresa.

1 – Estimule seus colaboradores a pensarem fora de caixa, a pensarem diferente. Um ambiente criativo favorece a criatividade. Que tal pintar as paredes da copa, criar um mural de ideias colaborativas ou até uma caixa de sugestões? Para resolver questões específicas, vale dividir com outros departamentos o problema que você está querendo solucionar. Às vezes, alguém com uma visão externa pode contribuir com soluções novas. Mas lembre-se de valorizar todas as ideias, mesmo as que não são aplicáveis. Eventualmente elas podem servir de ponto de partida para uma solução inovadora.

2 – Mantenha um ambiente propício. Mais importante do que ter um espaço criativo é uma postura favorável dos gestores a novas ideias. Um ambiente de trabalho em que existe espaço para o colaborador ser ouvido e receber feedback sobre suas sugestões é fundamental. Incentive sua equipe a conhecer seus processos e a sugerir melhorias. Reuniões de brainstorm podem ser muito produtivas.

3 – Reinvente seu negócio. Mude se necessário. Você precisa reavaliar constantemente se a proposta de valor que seu negócio oferece ainda é atrativa para os clientes. Os tempos mudam, e também as necessidades dos clientes. Não fique preso a um produto ou serviço. Entenda sua proposta de valor e se empenhe em entregar o que os clientes desejam. Um exemplo disso é o conteúdo jornalístico. Os jornais impressos estão perdendo leitores, mas nunca se consumiu tanta informação como hoje. Isso significa que, embora o produto jornal esteja em declínio, a proposta de valor de entregar conteúdo jornalístico e de informar está cada vez mais valorizada. Não se apegue ao formato.

4 – Estabeleça metas e monitore resultados. A inovação precisa ter uma aplicação na sua empresa. Não basta desenvolver um novo processo. É preciso colocar ele em prática. Assim que implantar, comece a medir os resultados, e compare com o desempenho anterior. Assim será possível mensurar o impacto daquela inovação no seu negócio. Ao desenvolver uma nova ideia, lembre-se que ela precisa estar em consonância com suas metas. Sua prioridade é aumentar vendas em 10%? Então não gaste energia e tempo pensando em como reduzir a conta de telefone. Mas se sua meta é aumentar o lucro em 10%, pensar em medidas de redução de custos operacionais começa a fazer sentido.

5 – Olhe para o mercado e seus clientes. Além de analisar a sua concorrência, pesquise constantemente como seu mercado está agindo e quais são as tendências. É preciso olhar pra frente e se antecipar. Como o seu cliente está se comportando? Quais suas aspirações? Como seu produto atende a essa necessidade? Saiba responder essas perguntas e pegue-os de surpresa com produtos e serviços 100% alinhados com o desejo do consumidor. Você não precisa gastar rios de dinheiro para isso. Basta passar a mão no telefone e conversar com alguns clientes. Ou enviar uma pesquisa rápida por e-mail. Você ainda pode premiar com descontos quem responder.

6 – Desprenda-se do antigo. Se um processo não atende mais a sua necessidade, mude. Se um fornecedor antigo está limitando seu potencial de produção, pesquise alternativas. A maneira como as empresas controlam suas finanças, seus processos, sua gestão está mudando. Fique atento aos avanços que a tecnologia pode trazer, pesquise soluções novas para velhos problemas. Tire o melhor proveito das tecnologias para facilitar sua rotina. Aposte em compartilhamento, mobilidade e integração.

7 – Invista na sua ideia e na sua empresa. Se você encontrou um nicho de mercado para um produto específico ou uma oportunidade para melhorar algum processo dentro da rotina da sua empresa, não hesite em investir. Para isso, conte com as linhas do BRDE Inova, independentemente do tamanho da sua empresa.

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s