Contratar uma diarista Diarista & Faxineira Faxineira Gestão da Diarista Limpeza Comercial e Residêncial

Dicas para controlar o banco de horas para empregados de limpeza!

PEC das Domésticas trouxe grandes conquistas para milhares de mulheres no Brasil. Agora, essas profissionais podem contar com uma série de benefícios que antes eram destinados apenas aos trabalhadores com carteira de trabalho assinada.

Muitas dúvidas sobre a legislação, porém, acabam surgindo no dia a dia. Entre elas, estão as horas excedentes e a adoção do banco de horas para empregada doméstica.

Vejamos 4 dicas para controlar o banco de horas para empregada doméstica. Continue a leitura!

O que fazer no caso de abandono de emprego da sua doméstica ou diarista?

Como funciona o banco de horas para empregada doméstica?

As empregadas domésticas têm direito a uma jornada de trabalho que respeite os limites máximos de 44 horas semanais ou de 8 horas diárias.

Porém, a PEC das Domésticas definiu que as primeiras 40 horas extras trabalhadas no mês deverão ser pagas e as demais poderão ir para um banco de horas.

Assim, as horas extras que forem destinadas ao banco da empregada doméstica deverão ser compensadas com folga ou redução na jornada diária, desde que esse benefício seja aproveitado dentro do período de um ano.

Você pode ter interesse em saber se a sua empresa precisa terceirizar o serviço de limpeza!

Mas como organizar o controle da jornada de trabalho?

1. Faça um plano de compensação de horas

Embora a PEC das Domésticas tenha fixado o prazo máximo de 1 ano para a compensação do banco de horas, é possível organizar a jornada de trabalho e ir reduzindo as horas excedentes aos poucos.

Colaborador de limpeza: Como fazer a rescisão do contrato de trabalho?

O importante é que empregador e empregada cheguem a um acordo de como descontar as horas extras. Em linhas gerais, a profissional pode aproveitar o banco de duas maneiras. A primeira é tirando folga durante todo o dia. A segunda é compensar as horas aos poucos. Por exemplo. Se na segunda-feira a empregada precisou trabalhar 9 horas, o ideal é que no dia seguinte ela trabalhe apenas 7 horas.

2. Mantenha o registro de todas as horas extras

O empregador doméstico deverá manter, obrigatoriamente, o controle do ponto da doméstica, podendo ser feito de maneira manual, mecânica ou eletrônica.

Assim, é possível manter o registro diário dos horários de entrada e saída, intervalos, horas extras e trabalho noturno garante que o valor a ser pago no final do mês (ou das horas que devem ser compensadas) esteja correto, sem prejuízo para ninguém.

Check-List para faxina, como fazer?

Com o painel de serviços da eQ! você tem um controle total sobre os dias de serviço, horário de entrada e saída do profissional!

3. Busque ferramentas que auxiliam o controle das horas extras

Muitos empregadores, na correria do dia a dia, acabam não tendo tempo de controlar e acompanhar o registro da jornada de trabalho dos seus funcionários domésticos, não sabendo ao certo se estão cumprindo as tarefas e anotando os horários de entrada e saída corretamente na folha de ponto.

Para eliminar qualquer tipo de problema futuro, o registro eletrônico é a melhor solução. Através de sistemas de gestão é possível acompanhar em tempo real o horário que o funcionário doméstico entra e sai de casa, evitando que exceda seu horário sem necessidade.

4. Mantenha registro de todas as compensações realizadas

Manter o registro de todas as compensações do banco de horas para empregada doméstica é fundamental para evitar problemas futuros com a justiça trabalhista. Além disso, mantém toda a relação de trabalho transparente e dentro da lei.

A melhor forma de facilitar o controle é pela automatização do processo.

Você sabe como substituir a diarista em períodos de férias? Confira!

servic3a7odelimpeza

Fonte: lalabee

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s