13º salário doméstica Contratar uma diarista Diarista & Faxineira Doméstica Doméstica legal Empresa de limpeza doméstica Faxineira Gestão da Diarista Limpeza Comercial e Residêncial

Guia: tudo o que você precisa saber para contratar uma diarista e motivar-la!

Contratar uma diarista requer o mesmo grau de exigência, profissionalismo e rigor que é de praxe quando você admite alguém para sua equipe no ambiente corporativo. Na easyqasa sabemos muito bem que a profissional, além de apresentar as habilidades desejadas para desempenhar a função, deve possuir um perfil que combine com os hábitos e a rotina da sua família e do seu lar.

Quer saber como encontrar a empregada doméstica certa para você? Continue a leitura!

Monte o perfil da candidata que você procura

Para nortear a sua busca por essa profissional, é importante elaborar um roteiro prévio — com perguntas que deverão ser feitas para todas as candidatas, abordando questões técnicas, profissionais, comportamentais e pessoais. Considere anotar, de alguma forma prática, as respostas de cada entrevista — para que, mais tarde, você possa fazer uma análise detalhada e, assim, escolher a candidata mais adequada.

Como regularizar o funcionário de limpeza? Confira a matéria!

Neste momento, já tenha em mente — e, também, no papel — qual perfil de empregada doméstica você procura. Mas, atenção! Não estamos falando de pensar em uma profissional utópica — mas de priorizar quais habilidades a candidata deve obrigatoriamente ter, quais é possível negociar que ela aprenda e quais afinidades são imprescindíveis, como se dar bem com animais ou com crianças.

Faça as perguntas essenciais durante a entrevista

Para ajudar você nesse processo, preparamos trinta perguntas essenciais que devem ser feitas para que você contrate a empregada doméstica ideal para sua residência.

A gerente de seleção da easyQasa recomenda: durante as entrevistas, lembre-se de ouvir mais do que falar — e atente-se para os gestos, modo como a candidata se comunica, maneira como se veste e outra informação que achar importante, como observar o asseio dela quanto às próprias roupas, unhas e cabelos. Vamos às perguntas?

Como preencher a carteira de trabalho da doméstica? Confira a matéria!

Questões técnicas

Antes de iniciar as perguntas que tem a ver com as habilidades profissionais, apresente sua proposta de trabalho. Não se esqueça de mencionar as tarefas, o salário, horários, folgas, benefícios, hábitos da casa e regras — como uso do celular, proibição ou permissão de ouvir música durante o trabalho, etc.

Organização da limpeza: Como organizar a rotina da faxineira?

Se for necessário trabalhar aos sábados, vestir uniforme ou qualquer outra particularidade, mencione — e já pergunte se a candidata concorda. Também questione se ela se imagina trabalhando ali, naquele ambiente. Em seguida, inicie a entrevista com as perguntas a seguir:

Como ter uma empregada legalizada? Confira a matéria!

  • Está trabalhando atualmente? Se sim, por que quer sair? Se não, por que saiu do último emprego?
  • Quanto tempo de experiência você tem com trabalho como diarista?
  • Tem referências dos empregos anteriores? Quais? Pode passar nomes e telefones de, pelo menos, duas?
  • Como você organiza a limpeza pesada e a faxina de manutenção durante os dias da semana? Aceita fazer a limpeza de vidros, armários, geladeira,  etc.?
  • Você sabe limpar vidros? Como você classifica o seu desempenho em relação a esse serviço?
  • Tem o costume de anotar quais produtos estão acabando ou acabaram? Tem experiência em fazer compras no supermercado, se for necessário?
  • Tem experiência em preparar o café assim que chega, e deixar o mesmo pronto antes de ir embora?

O que fazer quando a empregada abandona o emprego? Confira a matéria!

Questões comportamentais

Considere fazer perguntas sobre situações reais do dia a dia, para descobrir como cada candidata agiria. Interprete as respostas a essas questões e, também, as reações a elas — o corpo pode falar mais do que as palavras!

Dica easyQasa: fique atenta também às candidatas especialistas em cativar pela entrevista. Desconfie de muita perfeição — ou seja, não compre o livro pela capa. Lembre-se de que as aparências enganam!

  • Para você, é tranquilo trabalhar com outras pessoas? Costuma se dar bem com seus colegas de trabalho? Em outras casas, já dividiu os afazeres? Como foi?
  • Como você reage às ordens da patroa? Gosta de receber instruções ou prefere executar o serviço do seu jeito? Como reagiria se uma funcionária mais antiga te passasse as instruções?
  • Com relação às residências ou escritórios em que já trabalhou, se tivesse que dizer com qual pessoa você mais se deu bem, quem seria? Por quê?
  • E com qual pessoa você teve um relacionamento mais difícil? Por quê?
  • Explique porque saiu de cada um dos empregos anteriores. Se foi demitida ou se pediu demissão, qual foi o motivo de cada?
  • Se tivesse que voltar a trabalhar em alguma casa ou escritório onde já tenha atuado, em qual jamais voltaria? Por que? O que aprendeu com essa experiência?
  • E para qual voltaria? Qual o motivo?
  • Se você pudesse avaliar cada patroa que já teve, que nota daria a cada uma de 0 a 10? Por que?
  • Você se lembra de algum elogio e bronca que tenham dado a você mais de uma vez? Quais foram?
  • Em relação ao seu jeito de ser e trabalhar, como você se descreveria?

Check-list de faxina, o que precisa ter? Confira a matéria!

Questões pessoais

Essa ordem das temáticas é a que usamos na seleção de profissionais para se cadastrar na easyQasa. Fique à vontade para alterar a ordem das temáticas — você pode começar pelas questões mais pessoais, para quebrar o gelo, ou terminar com elas para finalizar a entrevista de forma mais leve.

Todos nós, quando falamos de quem somos tendemos a nos tornar mais acessíveis. Portanto, as perguntas a seguir são excelentes formas de conhecer melhor a candidata que, se escolhida, se tornará parte integrante da rotina do seu escritorio

Onde você nasceu e quantos anos você tem?

  • Mora onde e com quem? Foi difícil chegar aqui, ou tranquilo?
  • Qual o seu estado civil? Se casada, há quanto tempo?
  • Tem filhos? Se sim, quantos?
  • Se você tem filhos, quantos anos eles têm? Quem fica com eles enquanto você trabalha?
  • Como você se organiza para levá-los à escola e ao médico?
  • Como está a sua saúde? Toma algum remédio controlado?
  • Você ou algum parente já teve algum problema com a justiça? Já moveu ação trabalhista contra algum patrão? Por qual motivo?
  • O que você gosta de fazer nas horas vagas?
  • Qual o seu maior sonho?

Como substituir o funcionário de limpeza em período de férias? Confira a matéria!

Os outros pontos quando você contratar uma diarista

Finalizadas as entrevistas, considere fazer também uma pesquisa sobre a candidata nas redes sociais. ( prática muito usada no processo da easyQasa) Defina, também, se você pedirá atestado de antecedentes criminais e/ou de saúde.

Assim que você escolher qual profissional irá contratar, providencie o contrato de trabalho (temporário e, depois, definitivo), registre-a sua Carteira de Trabalho e planeje como será feito o controle do ponto.

5 dicas para motivar a sua diarista!

Sua diarista é parte integrante da rotina do seu escritório ou lar e, portanto, é fundamental que ele se sinta confortável e bem recebido em sua casa ( as profissionais cadastradas na plataforma da easyQasa adoram trabalhar com a gente!). Nesse sentido, para garantir que ele oferecerá um serviço de qualidade e para que vocês possam ter uma relação de mútua confiança, trazemos hoje cinco dicas certeiras para você motivar sua diarista. Vamos lá?

1. Crie um ambiente confortável

É importante que qualquer ambiente de trabalho seja confortável e harmonioso, mas isso é especialmente verdadeiro para a diarista que trabalha no seu lar ou escritório. Para certificar-se de que não haverá complicações, desentendimentos, desconfianças e outros estresses em sua própria casa, é fundamental tratar a diarista com respeito e gentileza.

Saiba o que pesquisar sobre empresas de limpeza!

2. Dê feedback

Cada casa tem um funcionamento diferente e, mesmo que sua diarista seja excelente e cuidadosa, pode acontecer de ele simplesmente estar acostumado com outras práticas de serviço. Portanto, ofereça feedback regularmente, para que ela tenha noção do que está fazendo de acordo com suas vontades e do que precisa melhorar.

Além de aprimorar o serviço e corrigir falhas, o feedback é responsável direto pela motivação da diarista. Quando você demonstra que percebe a competência e a responsabilidade dele, também elogiando melhoras em pontos que antes haviam recebido feedback negativo, ela se sentirá reconhecido e, consequentemente, mais motivado para continuar se dedicando e aprimorando o trabalho.

Veja os benefícios de contratar um plano de assinatura em limpeza

3. Dê instruções claras e corretas

Como já mencionamos, a diarista pode estar acostumada a trabalhar de maneira diferente da que você espera. Portanto, na hora de dar instruções quanto aos serviços que devem ser realizados, faça isso com clareza e prezando sempre pelas informações corretas.

Dessa maneira, você manterá um diálogo honesto e prático com sua diarista, permitindo que ela entenda exatamente o que você espera dela e o que ela deve fazer. Caso isso não aconteça, pode haver uma situação em que, por exemplo, ela fará algo falho por ter seguido suas instruções incorretas. Se você reclamar desse serviço mal prestado, apesar de ter responsabilidade no resultado, o empregado se sentirá desmotivado e desrespeitado.

4. Dê autonomia para a execução de tarefas

Dependendo da função e das responsabilidades da diarista, é possível — e comum — que ela conheça certos funcionamentos e práticas melhor do que você. Da mesma maneira, é incômodo e desconfortável ter alguém sempre de olho enquanto trabalhamos, não é mesmo?

Portanto, é muito importante que sua diarista tenha autonomia para realizar suas tarefas, pois isso demonstra confiança no trabalho dele. Além disso, valorize comentários e sugestões do próprio empregado quanto a produtos utilizados em seu serviço e a práticas de trabalho. Outro benefício é que, com essas medidas, o empregado se sentirá seguro para tomar a iniciativa e aprender melhor a cuidar da sua casa ou escritório.

Como organizar a rotina da faxineira?

5. Lembre-se de datas importantes

Demonstre seu respeito e carinho pela diarista com a devida lembrança e parabenização pelas datas importantes na vida dele. O aniversário do empregado merece seus parabéns para ele e, dependendo do relacionamento de vocês, ele irá adorar receber um cartão ou presente.

Tente lembrar-se, também, de outras datas que você descobrirá através de conversas casuais, como aniversário dos filhos, data de uma prova importante da filha mais velha, de uma cirurgia da esposa, etc. Mostre-se interessada no que está acontecendo com ele e em sua vida pessoal, respeitando sempre seus limites e sem se intrometer.

E então, pronta para motivar sua diarista e garantir um serviço de alta qualidade, além de uma convivência harmoniosa na rotina?

servic3a7odelimpeza

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s