Ar condicinado Limpeza Comercial e Residêncial Manutenção corretiva Manutenção de ar condicionado Manutenção de franquia Manutenção elétrica, hidráulica, civil Manutenção preventiva Roteiro de manutenção

Tudo o que você precisa saber sobre a lei de manutenção de ar condicionado!

A temperatura no ambiente de trabalho durante o verão deve ficar entre 23ºC a 26ºC, segundo resolução da Anvisa. Mas quem disse que essa norma acabou com as disputas entre funcionários friorentos e calorentos pelo controle do ar-condicionado?

O objetivo da lei que obriga a manutenção de ar condicionado é garantir a boa qualidade do ar interior, considerando padrões de temperatura, umidade, velocidade, taxa de renovação e grau de pureza.

Todos os edifícios, públicos ou privados, serão obrigados a fazer a manutenção de seus sistemas de ar condicionado. É o que determina a Lei 13.589/2018, sancionada na quinta-feira (4) e publicada nesta  sexta-feira (5) no Diário Oficial da União.

A lei já entrou em vigor para novas instalações de ar condicionado. Para sistemas já instalados, o prazo para cumprimento dos requisitos é de 180 dias depois da regulamentação da lei, a ser feita posteriormente.

Os edifícios terão que fazer a manutenção dos sistemas de climatização a partir de um Plano de Manutenção, Operação e Controle, com o objetivo de prevenir ou minimizar riscos à saúde dos ocupantes.

O plano deverá obedecer a parâmetros regulamentados pela Resolução 9/2003 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e posteriores alterações, assim como às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Checklist para contratar um técnico de ar condicionado. Confira!

O objetivo é garantir a boa qualidade do ar interior, considerando padrões de temperatura, umidade, velocidade, taxa de renovação e grau de pureza.

A lei será aplicada a todos os edifícios, mas os ambientes climatizados de uso restrito – laboratórios e hospitais, por exemplo – deverão obedecer a regulamentos específicos.

A matéria tem origem no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 70/2012, aprovado no Senado em agosto de 2013.

Como manter a temperatura ideal no escritório?

Nesses dias de sol escaldante e de pancadas de chuva no final da tarde, muitos devem se perguntar, qual a temperatura ideal? Essa questão é pivô de muitas discussões dentro dos escritórios.

Via de regra as mulheres são mais sensíveis ao ar condicionado, preferem temperaturas mais quentes. Já os homens, gostam de um clima que lembra mais o habitat  dos pinguins, quanto mais congelante melhor.

Em busca do próprio conforto térmico, há quem desligue os aparelhos sem abrir as janelas ou abaixe a temperatura ao mínimo possível. Isso pode desequilibrar o clima e levar a extremos, causando infecções respiratórias, alergias e queda no rendimento.

Veja as dicas que preparamos para melhorar o conforto térmico do seu ambiente de trabalho.

1.  Crie regras de temperatura
Não dá para agradar todo mundo. Sendo assim, o único jeito é padronizar e estabelecer uma regra, deixando claro para toda galera quais os valores aceitáveis. Padronize a temperatura ambiente entre 20 e 23 no verão e 23 a 26 graus no inverno. Coloque esses valores em um papel com uma moldura bem bonita e pendure próximo ao ar condicionado, em um local onde todos possam ver.

2.  Mudanças de lugar
Proponha uma mudança nos locais onde as pessoas sentam. Quem é chegado em um ar condicionado senta mais próximo do bicho e os mais friorentos ficam longe.

3.  Roupas de trabalho
Dê atenção ao tipo de vestimenta que você vai usar. Parece simples, mas ninguém faz. A roupa funciona como um isolante térmico. Se você sente frio e vai trabalhar de regata só por que trabalha dentro de um escritório, não adianta colocar a culpa na galera do ar. O inverso também se aplica, camisetas de algodão são mais confortáveis.

Como aumentar a produtividade no escritório?
4.  Horários
Se você é o que sofre com calor e tem que fazer alguma atividade que envolva um esforço físico maior, tipo fazer uma inspeção dentro da fábrica, acessar áreas com lances de escada, organizar um arquivo morto, sei lá o que mais… Deixe isso para o período da manhã, onde o sol está mais baixo e a temperatura é mais amena, ou para o final da tarde. Já você que sente frio até debaixo do cobertor, faça o inverso, fique no escritório pela manhã onde teoricamente os caras pegão mais leve com o ar e saia nos horários mais quentes.

Como diminuir custos na empresa?
5. Cuide do seu corpo    
Regras simples de saúde ajudam na questão do conforto térmico. Fazer atividades físicas regularmente, escolher um cardápio mais leve em dias quentes e se hidratar sempre ajudam na sensação do conforto térmico.

É isso ai… Agora você tem argumentos para negociar com seus colegas de trabalho para que todo mundo, ou pelo menos a maioria fique feliz.
Confira o checklist para contratar um técnico de Ar Condicionado.

Agora que você já entende bem a lei e sabe como manter a melhor temperatura no escritório, é hora de contratar um técnico que faça a manutenção dos equipamentos!

Primeiramente você precisa saber que para a instalação e a manutenção de Ar Condicionados, precisa ser feita por um profissional capacitado para evitar problemas e danos ao aparelho.

A manutenção e a limpeza, embora sejam procedimentos mais simples, requerem habilidades e conhecimento. A manipulação do Ar Condicionado feita por uma pessoa sem o conhecimento necessário pode gerar conflitos na máquina.

A contratação de técnicos especializados é fundamental, pois a experiência e licenciamento destes garante a qualidade nos serviços prestados.
Aqui vão algumas dicas para serem usadas na hora de contratar um serviço de manutenção e instalação:

Checklist para evitar profissionais antiéticos:

1 – Se fores instalar com um profissional não autorizado da marca do seu aparelho, peça garantia do serviço com emissão da nota de serviço. Assim você terá respaldo sobre o procedimento prestado.
2 – Dê preferência para profissionais que possuam referências.
3 – Desconfie se o preço da instalação estiver muito abaixo do mercado. Faça uma sondagem  para saber a média de sua cidade.
4 – Mas ao mesmo tempo, tenha em mente que não existem valores tabelados no setor. Itens que alteram o valor do serviço são: dificuldade do local de instalação, tipo de equipamento, distância entre as unidades, etc.
5 –  Na hora do orçamento, tire todas as dúvidas sobre condições, valores e garantias, evitando contratempos.
6 – Se a instalação for em locais altos, certifique-se de que a empresa contratada tem equipamento de proteção especial para isso.
7- Lembre-se que entre dois profissionais sérios é possível instalar somente de dois a três aparelhos por dia. Mais do que isto o trabalho não terá a qualidade exigida. Ar condicionado é um equipamento complexo.
8 – Agenda cheia é sinônimo de bastante trabalho. Em épocas de temporada, o tempo de espera pode levar até duas semanas. Então programe-se para contratar técnicos de qualidade.

Dê preferência para profissionais que possuam referências e desconfie se o preço da instalação estiver muito abaixo do mercado. Faça uma pesquisa para saber a média de sua cidade. Na hora do orçamento, tire todas as dúvidas sobre condições, valores e garantias, evitando contratempos.

Confira 5 dicas na manutenção e cuidados do Ar Condicionado na empresa
Bom, já podemos associar que para melhorar os custos de manutenção do escritório é necessário atrelar diversos hábitos e ter sempre como parceira, uma empresa que te ajuda a encontrar serviços de limpeza e manutenção.

Dessa forma, entre em contato com a eQ!e veja como podemos te ajudar através de planos de assinatura que com certeza cabem no orçamento da empresa.

orçamento-de-site-no-ipiranga-1

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s