Cultura organizacional Empresa de Limpeza Comercial Empresa de Limpeza de Escritórios Empresa de Limpeza de Sala Comercial Empresa de limpeza e conservação Empresa de Terceirização de Serviços Gestão da Empresa Gestão de RH Limpeza Comercial e Residêncial Limpeza e Organização da Empresa Limpeza terceirizada Terceirização de Serviços

Cultura: como integrar a equipe de funcionários e a equipe terceirizada?

A terceirização foi adotada pelo mundo corporativo. A estratégia desse tipo de contratação pode ser eficiente para aumentar os níveis de produtividade e reduzir custos, mas, para que isso realmente aconteça, é preciso fazer a integração de equipes entre terceirizados e funcionários.

Como manter a equipe motivada? Como integrar funcionários com tipos de contratação diferentes? O gerenciamento de funcionários com formas de contratação mistas não é simples e gera muitas dúvidas.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo este texto!

Diferença entre ser Pj e CLT

Contratar uma pessoa jurídica ou contratar um funcionário por meio da terceirização são situações completamente diferentes. O primeiro caso acontece quando alguém é contratado como pessoa jurídica para realizar um serviço — e deve fornecer nota fiscal pelo trabalho desempenhado.

É uma relação de prestação de serviço regida pelo Código Civil — e não pela CLT, como acontece na terceirização. Entretanto, esse tipo de contratação só deve acontecer nos casos em que não há subordinação entre empregador e empregado. Do contrário, pode-se entender que empresa contratou um funcionário como PJ apenas para economizar com encargos trabalhistas, o que é ilegal.

Como melhorar o ambiente de trabalho? Confira!

Um exemplo em que a contração como PJ dentro das regras seria admitir um profissional com CNPJ para realizar uma consultoria para a sua empresa por um determinado tempo.

Já a terceirização acontece quando funcionários que trabalham de carteira assinada em uma empresa são alocados para prestar serviços em outra organização.

Lei da Terceirização

Foi aprovada em março de 2017, a Lei 13.429/17, que gera novas regras para a terceirização no país. Uma das mudanças mais significativas é a liberação da terceirização para todas as atividades da empresa — e não só para as atividades-meio, como era antes.

Como diminuir o absentismo, confira a matéria!

A aprovação da lei intensificou o debate sobre o assunto no país. As alterações interferem tanto nos direitos e deveres de quem contrata quanto dos contratados. Antes de realizar esse tipo de contratação, portanto, é importante entender melhor as mudanças da nova lei.

Saiba qual setor da empresa será terceirizado

Para que os bons resultados sejam alcançados, é preciso estudar a empresa e descobrir quais áreas ou setores vão passar pelo processo de terceirização. Durante essa análise, verifique quais são os seus gastos e se o trabalho está sendo realizado com qualidade.

Terceirizar serviços como a limpeza, a segurança, ou a portaria, pode trazer mais economia e produtividade para a empresa.

Como organizar o escritório novo? Confira!

Equipe terceirizada

É imprescindível realizar a integração entre funcionários terceirizados e o restante da empresa. Só assim é possível manter um clima organizacional saudável, para que os trabalhos possam ser realizados da melhor forma possível.

Além disso, um ambiente de cooperação entre as equipes é mais propício para a troca de informações e para a ajuda mútua entre os colaboradores. A troca de experiências é positiva tanto para os trabalhadores, quanto para a empresa.

Aumente a produtividade da sua empresa com terceirização de serviços! Confira!

Para que a integração aconteça, é fundamental que os funcionários terceirizados sejam tratados da mesma forma que os outros, mas tomando o cuidado para não caracterizar a subordinação, o que poderia causar um processo trabalhista para a empresa. Lembre-se de que o funcionário terceirizado é um parceiro, e não seu colaborador interno.
O departamento de Recursos Humanos pode ajudar no acompanhamento do desempenho das equipes terceirizadas. Também é importante conscientizar o restante dos funcionários sobre o que é a terceirização. Falar de forma transparente sobre o assunto evita a geração de ruídos na comunicação.
Tudo isso favorece a boa relação no trabalho, para que todos os funcionários se sintam confortáveis no ambiente de trabalho e possam produzir de forma conjunta.

Mantenha os terceirizados e funcionários motivados

Se o objetivo é ser uma empresa de sucesso, então é fundamental motivar a equipe terceirizada tanto quanto a equipe de funcionários internos. Já não é mais novidade que um quadro de funcionários engajados e satisfeitos aumenta a produtividade e a superação das metas.

Desorganização: Quais são os principais problemas gerados por ela? Confira!

O motivo é muito simples: quando os trabalhadores se sentem parte da empresa, eles buscam melhorar o despenho individual para alcançar as metas da organização.

Mas como motivar a equipe? Veja cinco dicas práticas para fazer isso:

 1. Condições de trabalho adequadas

Pode parecer óbvio, mas este é um erro que muitas empresas cometem. Para exigir produtividade, é preciso dar aos funcionários materiais de qualidade para que eles possam trabalhar. Incluindo, um local de trabalho limpo e organizado e equipamentos modernos e atualizados.

2. Remuneração

Não importa qual foi a forma de contratação, é fundamental pagar ao profissional um valor justo pelo serviço prestado. Por isso, é preciso cuidar na hora de contratar a empresa terceirizadora. Verifique se os terceirizados são bem remunerados e pagos em dia. Uma empresa séria não tem débitos trabalhistas, por exemplo.

Como manter o local do trabalho limpo e organizado? Confira!

3. Treinamentos e Capacitações

Oferecer cursos e treinamentos aos funcionários é essencial para que eles se atualizem sobre aspectos da sua área de trabalho e aprendam melhores formas de executar o serviço.

As capacitações podem ser vistas como duplo investimento para a empresa, já que ajuda a melhorar o desempenho e a motivação dos funcionários.

4. Valorize os acertos

Não existe nada mais desanimador do que ser lembrado apenas nos momentos de erro. Para estimular melhores resultados, sempre reconheça o trabalho dos funcionários que se destacam no dia a dia. Cumprimente-os publicamente, publique em informativos e em e-mails internos da empresa, para que todos saibam como deve se portar um funcionário exemplar. Assim, todos os colaboradores se sentirão motivados a fazer o melhor.

Como evitar erros financeiros na gestão da sua empresa? Confira!

5. Seja claro em quanto as metas

Os objetivos da empresa devem ser bem definidos e comunicados para todos os funcionários. Essa é uma excelente forma de engajar os trabalhadores e demonstrar o quanto o serviço de cada um deles é fundamental para que as metas sejam alcançadas.

Mudanças na política da empresa, alterações de formas de trabalho ou alterações em regras internas devem ser comunicadas a todos de forma igual. Afinal, todos devem estar cientes do que pode e o que não pode ser feito no ambiente organizacional.

Também é importante mostrar quer a empresa está aberta para ouvir as sugestões de melhoria. E para que a comunicação seja honesta e transparente, é interessante que essas ideias sejam realmente analisadas pelos gestores e, caso seja viável, atendidas e comunicadas.

Como visto, a integração de equipes entre terceirizados e funcionários é complexa, mas possível. Empresas como a eQ! podem lhe ajudar nessa integração!

orçamento-de-site-no-ipiranga-1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: