Gestão da Empresa Gestão de Custos gestão de facilities Gestão de Franquia Gestão de RH Gestão Rede de Varejo Limpeza Comercial e Residêncial Limpeza loja de shopping Manutenção de franquia

9 passos para implantar uma boa gestão de lojas

Implantar uma gestão de rede de lojas de sucesso requer dedicação, seja qual for o nicho do negócio. A implacável concorrência exige o melhor desempenho do empreendedor que deseja alcançar seus objetivos com excelência.

Tão importante quanto aplicar bem os recursos financeiros, é fazer um planejamento voltado para a otimização de resultados. Além disso, é preciso trabalhar com foco no fortalecimento da marca, buscar novas tecnologias e soluções inteligentes para se destacar no mercado.

Como melhorar a eficiência operacional na empresa?

No post de hoje, confira nove passos para você implantar uma boa gestão de lojas!

1. Estude o seu público-alvo

Quem é o seu público-alvo e por que o seu produto é útil para ele? Esses questionamentos são muito importantes para as futuras ações. Por exemplo, conhecer o perfil do seu cliente pode ajudar a saber exatamente o que fazer para atrai-lo.

Outros benefícios de conhecer o seu público são: mais facilidade para escolher a melhor localização dos pontos de venda, saber o tamanho ideal da loja que você precisa, qual o tipo de decoração adequada para as vendas e muitas outras vantagens.

Confira, a seguir, algumas das vantagens inerentes à implementação de uma política de eficiência operacional.

2. Pesquise muito antes de calcular o preço do produto

Faça uma pesquisa para saber quanto os concorrentes estão cobrando pelo mesmo produto ou outro similar. Desconfie de valores abaixo do convencional; analise e compare a qualidade.

Caso você ofereça algo diferenciado, é possível trabalhar com um preço mais justo, de acordo com o benefício proporcionado. Lembre-se de que o lucro é calculado com o valor total de vendas — menos as taxas de despesas fixas e variáveis.

10 Dicas de limpeza e organização no escritório. Confira!

3. Faça um recrutamento eficiente

Você precisará de uma equipe competente para fazer a magia acontecer na sua rede de lojas. Avalie currículos, faça entrevistas e evite contratar pessoas que buscam apenas empregos, mas não construir carreiras. Priorize aqueles que demonstram interesse em servir e aprender.

gestão de loja
Portrait of a young woman holding a tablet in the store.

4. Exerça a sua liderança para gerenciar pessoas

Ser um bom gestor significa saber liderar equipes, delegar tarefas, encorajar as pessoas para que elas trabalhem com entusiasmo e alegria. Promova treinamentos, palestras motivacionais e reuniões informais para oferecer mais conhecimento e interação entre os colaboradores.

5 motivos para terceirizar o serviço de limpeza na empresa! Confira!

5. Gerencie bem o estoque dos produtos

Para garantir que os recursos financeiros sejam bem aplicados, você precisará automatizar o controle de estoque por meio do código de barras dos produtos. Assim, é possível consultar o estoque real antes de fechar os pedidos.

Isso evita erros que prejudicam o orçamento e as vendas, como mercadoria em excesso ou o contrário: estoque em falta. A gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta e a demanda.

Os indicadores de desempenho para gerenciar bem o estoque são os seguintes:

Giro de estoque

O giro de estoque é o número de vezes em que os recursos investidos na compra de produtos foram recuperados por meio das vendas. Quando o valor arrecadado é superior ao custo direto do produto, esse resultado é uma margem da contribuição da venda que pagará os custos fixos das despesas.

Como melhorar o ambiente de trabalho? Confira!

Cobertura do estoque

O nível de cobertura do estoque representa o período de tempo em que o estoque consegue suprir futuras vendas, sem que seja renovado. Para conseguir esse número, é preciso dividir a quantidade do estoque de determinada data pelo valor de previsão de vendas.

Se o índice de cobertura for muito alto, é importante avaliar se o estoque está obsoleto, saber qual o motivo e viabilizar soluções.

melhor sistema de Segurança Eletrônica

Nível de serviço ao cliente

Esse indicador mede o número de ocorrências na falta de estoque, ou seja, um bom número significa que o sortimento da empresa predominou nas prateleiras. Isso significa que, durante o período analisado, nenhuma venda seria perdida por falta de produto no estoque.

6. Defina o sortimento dos produtos de cada loja

Para definir o sortimento ou a variedade dos produtos, é necessário conhecer o volume de consumidores na região do ponto de venda, tamanho da loja, equipamentos disponíveis, fornecedores, categoria de produtos que pretende trabalhar e alinhar essas informações com os objetivos de cada unidade.

Como diminuir o absentismo, confira a matéria!

7. Padronize os canais de atendimento

Dentro de uma rede de lojas ou franquia, é preciso oferecer uma homogeneidade no atendimento. Por exemplo, se um cliente foi bem atendido por telefone na loja X e teve um problema resolvido, o mesmo deve acontecer em outras unidades.

Essa realidade deve fazer parte da cultura da empresa nos mais diversos canais de atendimento: contato pessoal, telefone, e-mail, formulário de contato, chat online, entre outros. Caso o cliente fique insatisfeito com a interação, isso se refletirá negativamente na imagem de toda a organização.

8. Automatize a sua gestão de rede de lojas

Independentemente do tamanho de um negócio, hoje é praticamente impossível gerenciar as finanças e toda a parte burocrática de uma empresa sem os recursos da tecnologia, que é uma das principais responsáveis por oferecer mais praticidade na rotina administrativa.

Um software de gestão financeira ajuda você a gerenciar as contas de forma simples e automática, permite integrar o sistema de cartão de crédito com o fluxo de caixa, fornece informações para a contabilidade e emite relatórios com precisão, entre outras vantagens.

Como organizar o escritório novo? Confira!

9. Invista em marketing digital

As pessoas já se acostumaram a procurar informações sobre os produtos no Google. Se a sua empresa não aparece nos resultados do buscador mais popular do mundo, é porque já passou da hora de você adotar estratégias para marcar presença na internet.

Use as informações pesquisadas sobre o perfil do cliente para produzir conteúdos úteis para eles. Publique posts no seu blog, crie uma sequência de vídeos com dicas interessantes, adote um perfil nas principais redes sociais e avalie a possibilidade de formatar uma loja virtual para expandir o seu negócio.

Não se esqueça de que é fundamental ter uma identidade visual marcante. Isso inclui logotipo, nome, tipo da letra, enfim, todos os símbolos não verbais que apresentam a personalidade da sua marca.

Como você viu, fazer uma boa gestão de redes de lojas requer ações que, trabalhadas em conjunto, ajudam você a enfrentar os desafios de empreender e a alcançar os objetivos esperados.

Você precisa contratar os serviços de facilities para a sua empresa?

Entre em contato com a eQ! e um dos técnicos  irá lhe atender!

orçamento-de-site-no-ipiranga-1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s