Ar condicinado instalação ar condicionado Limpeza Comercial e Residêncial Manutenção manutenção civil Manutenção corretiva Manutenção de ar condicionado Manutenção de franquia manutenção elétrica Manutenção elétrica, hidráulica, civil manutenção hidráulica Manutenção preventiva Roteiro de manutenção

3 cuidados antes de instalar um ar-condicionado

Possuir um ar-condicionado é o sonho de muitos. Esse aparelho é responsável por climatizar espaços fechados, permitindo que a temperatura do ambiente seja regulada. É ele que garante noites mais confortáveis durante o verão e conforto térmico durante todo o ano.

Contudo, na hora de instalar o ar-condicionado, alguns cuidados devem ser tomados, especialmente se você optou pelo modelo Split.

Como melhorar a eficiência operacional da empresa? confira!

Acompanhe conosco e descubra quais são esses cuidados e como garantir o melhor desempenho do seu aparelho de ar condicionado!

Como funcionam e quais os benefícios dos modelos Split?

Os modelos Split são aqueles formados de duas partes: a evaporadora, responsável pela saída do ar no ambiente interno, e a condensadora localizada na parte externa.

As vantagens desse tipo de modelo são muitas. Além do ruído menor, já que o motor do aparelho fica na parte externa do ambiente, os aparelhos Split possuem as tecnologias mais modernas para o seu conforto. Uma delas é a tecnologia Inverter, que garante estabilidade da temperatura no ambiente e ainda uma redução de até 60% na conta de luz, se comparado com os modelos comuns.

5 motivos para terceirizar o serviço de limpeza na empresa! Confira!

O que eu devo fazer para instalar o ar-condicionado Split?

Para instalar o modelo Split ou Split Inverter na sua residência, é preciso tomar três cuidados: conhecer a estrutura que ele necessita, definir o local que será instalado e checar sua rede elétrica.

Veja abaixo os detalhes de cada um desses cuidados:

1) Conhecer a estrutura para o ar-condicionado

Como explicamos, no caso dos aparelhos Split, uma parte fica dentro e a outra fora de casa. Portanto, você deve ter isso em mente, lembrando que as duas partes serão ligadas por uma tubulação de cobre.

Saiba como montar um roteiro de limpeza na empresa!

Quem está construindo uma residência não tem esse problema, visto que poderá planejar para que a tubulação fique dentro das paredes, assim como os cabos, fios elétricos e escoamento da agua do dreno. Contudo, se esse não é o seu caso, você deve pensar bem no lugar que colocará seu aparelho, visto que quanto maior a distância entre as partes, maior será o custo com mão de obra e material.

A tubulação que liga as duas partes do ar-condicionado utiliza:

  • Tubos em cobre ou alumínio (também chamado de tubulação frigorífica), com bitolas e espessuras adequadas à potência do aparelho que você escolheu;

  • Tubulação com fiação elétrica, com cabos dimensionados conforme a potência e um disjuntor exclusivo para cada aparelho de ar condicionado instalado;

  • Tubos de PVC para drenagem da água, ligados à rede pluvial da casa.

Como planejar a mudança de escritório? Confira!

2) Definir o local de instalação do aparelho

Além de considerar as duas partes que compõe o aparelho de ar condicionado para instalação, é preciso pensar também que a tubulação dele não deve interferir nas tubulações de água e esgoto da casa, nem na rede elétrica.

Outra dica é evitar paredes que pegam muito sol. Isso pode acabar sobrecarregando o ar-condicionado.

Lembre-se que a evaporadora precisa ser higienizada de tempos e tempos e, portanto, ela deve ficar em um local de fácil acesso.

Já a parte condensadora tem que ser instalada em local bem arejado, de pé, e, se possível, onde não bata sol direto. Isso ajuda a aumentar a vida útil do equipamento. Tente deixar as duas partes o mais próximo possível para reduzir seus gastos.

Como o Facility Manager pode reduzir custos na empresa? Confira!

3) Checar a rede elétrica do local

Por último, é importante checar a rede elétrica da casa antes de fazer a instalação. Geralmente, os modelos Split exigem uma alimentação de 220v. Portanto, sua rede deve fornecer essa tensão. Caso contrário, você pode pedir uma alteração junto à distribuidora de energia responsável.

Uma boa dica é pedir para um eletricista checar a rede antes de instalar o aparelho. Mesmo os modelos Inverter, que consomem menos, podem exigir muito da rede elétrica da sua casa, e você não quer ter problemas depois de instalar o ar-condicionado, certo?

É importante ressaltar que, após a compra do aparelho de ar condicionado, é necessário procurar uma empresa ou profissional especializado, pois a instalação incorreta ocasiona uma série de defeitos no aparelho. Como, por exemplo: menor tempo de vida útil do condicionador de ar, elevado consumo de energia elétrica e até perda da garantia.

 Você precisa instalar um Ar Condicionado na sua empresa?

Entre em contato com a eQ! e um dos técnicos em Ar Condicionado cadastrados irá lhe atender!

orçamento-de-site-no-ipiranga-1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s