Cozinhas Industrias Gestão da Empresa Gestão de Custos gestão de facilities Gestão de Franquia Gestão de RH Gestão do Restaurante Gestão Rede de Varejo Limpar piso da cozinha Limpeza Comercial e Residêncial Manutenção cozinha industrial

7 Dicas de gestão dos funcionários do restaurante

Entre as diversas funções atribuídas ao proprietário — como definição de cardápio, gestão das despesas, compra de produtos e negociação com fornecedores — há ainda o gerenciamento dos funcionários de restaurante. E então surge a dúvida: como manter tudo em ordem?

Para que o estabelecimento tenha sucesso, vários fatores contam: a comida deve ser diferenciada, o atendimento de qualidade, o ambiente aconchegante e o preço atraente. Unir todos esses elementos é imprescindível para se destacar no mercado da gastronomia, já que os clientes estão cada vez mais exigentes e conectados.

7 Dicas de limpeza para cozinha industrial

Uma má experiência pode ser relatada nas redes sociais e o resultado disso pode ser muito prejudicial para o negócio. Por isso, investir na contratação das pessoas certas, que atendam aos requisitos necessários e estejam dispostas a vestir a camisa do restaurante, é essencial.

Quer conhecer algumas dicas para manter tudo em ordem em relação aos seus funcionários? Continue com a leitura!

Acerte na contratação

Para acertar na contratação você precisa profissionalizar a busca por funcionários. É claro que você pode pedir indicações a amigos e parentes, mas só as leve em consideração caso as pessoas indicadas tenham qualificações comprovadas.

Selecionar um candidato apenas para fazer favor a algum amigo pode te trazer problemas com alguém que tenha baixo desempenho ou falta de comprometimento. Por isso, a principal dica é priorizar funcionários com experiência prévia ou ter pelo menos um líder mais experiente em cada turno para que essas pessoas possam ser a referência dos mais novos.

10 Dicas de manutenção para restaurantes e padarias

A experiência é um fator muito importante — principalmente na cozinha. As outras áreas são mais flexíveis, e o treinamento pode ser suficiente para preparar funcionários em situação de primeiro emprego.

Opte por sites de emprego para encontrar candidatos mais qualificados e comprometidos. Analise currículos e conduza entrevistas. É importante checar aspectos como higiene pessoal, boa apresentação, conhecimentos básicos e traços da personalidade.

Uma pessoa estressada, instável ou agressiva não é indicada para atender clientes, não é mesmo? Essa função deve ser desempenhada por pessoas calmas, educadas e dispostas a servir com qualidade. Peça referências e converse com antigos patrões. Por fim, siga a sua intuição.

Motivação

O êxito de um estabelecimento do ramo alimentício vai muito além de fatores como qualidade da comida, preço dos produtos e ambiente agradável. Ele também está intimamente ligado ao atendimento dado aos clientes.

Para manter sua equipe motivada, o primeiro passo é respeitar todos os colaboradores. Tratá-los com educação e mostrar a eles o quanto são importantes para o sucesso do restaurante é extremamente salutar para todos os envolvidos.

Tecnologias para a gestão de facilities, confira as novidades!

É necessário promover treinamentos constantes, tanto para que todos fiquem por dentro dos produtos e possam tirar dúvidas dos fregueses, quanto para mantê-los integrados com o restaurante. Faça com que os seus funcionários se sintam parte de um negócio de sucesso e co-responsáveis pelo faturamento.

Entretanto, para motivá-los ainda mais, seja um bom gestor. Ofereça benefícios, se coloque no lugar deles e trate todos sempre com educação. Seja firme e exigente, mas também justo. Ouça reclamações e sugestões, considere o feedback dos funcionários de restaurante e construa com eles um local de trabalho saudável. ​

5 problemas que afetam a produtividade na empresa

Cronogramas de trabalho

Montar cronogramas é um fator muito importante para o bom andamento do restaurante, de modo que é necessário ter turnos estabelecidos e funções definidas.

Defina os horários de funcionamento

O restaurante funcionará o dia todo, servindo café da manhã, almoço e jantar? Ou abrirá apenas em um turno? O horário de funcionamento será o mesmo todos os dias da semana? Ter tudo isso bem definido é importante para estabelecer funções e ritmos de trabalho.

7 Tecnologias para o seu restaurante, confira!

Setorize os colaboradores

Defina grupos específicos com o pessoal da cozinha, garçons, recepcionistas, funcionário do caixa e gerente. Em seguida, juntamente com a gerência, estabeleça quantos funcionários de cada setor são necessários para atuar em cada um dos turnos em que o restaurante ficará aberto.

Quantos colaboradores da cozinha precisam trabalhar durante o almoço nos dias de semana? E no caixa? E garçons? O mesmo vale para o jantar ou café da manhã. Lembre-se de avaliar a variação de movimento nos dias úteis e finais de semana.

Defina cronograma de escala

Verifique sempre se o número de pessoal é suficiente para a demanda de clientes e preparação dos itens no cardápio. Disponibilize cópias do cronograma na parte interna do restaurante para consulta, dê uma para a gerência e uma para cada funcionário.

Lembre-se de montar escala de folga e de verificar se as horas trabalhadas estão dentro da legislação vigente para que você não tenha nenhuma surpresa desagradável com a justiça no futuro.

Segurança do funcionário

Também é crucial seguir as leis quanto à segurança do trabalho. Muitos acidentes podem ocorrer em uma cozinha de restaurante caso o proprietário não se atente às normas legais.

É importante observar algumas condutas:

  • forneça os uniformes e utensílios adequados;
  • cumpra todas as normas de vigilância sanitária, como iluminação e ventilação adequadas e instalação de extintores de incêndio;
  • treine os funcionários para utilização de aparatos elétricos;
  • garanta proteção contra queimaduras instalando sensores de chamas;
  • instale câmeras de segurança e outros itens importantes que são de inteira responsabilidade do empreendedor.

Por fim, tenha em mente a sua necessidade de formar uma boa equipe para trabalhar em seu restaurante. Isso não é tão simples e é necessário investir. A principal dica é acreditar nos seus colaboradores e capacitá-los constantemente.

Como melhorar a eficiência operacional da empresa? confira!

O diálogo é fundamental: ouça ideias e defina estratégias em conjunto. Seja parceiro e mostre aos funcionários de restaurante que entende que o seu sucesso só será completo caso eles tenham satisfação para trabalhar.

Cozinhar é um ato de amor e servir também. Por isso, estabeleça objetivos e sempre recompense o cumprimento de metas. Invista tanto no seu pessoal quanto você investe na qualidade da comida servida, nas ações de marketing e na decoração do ambiente.

Ter pessoas dispostas e comprometidas ao seu lado e contar com bons fornecedores apostando em equipamentos próprios para a cozinha industrial são elementos que te ajudarão a conquistar o mercado e construir um nome de sucesso.

Caso os seus funcionários não sejam responsáveis pela manutenção dos equipamentos da cozinha, a fim de melhorar os custos de manutenção da empresa é necessário atrelar diversos hábitos e ter sempre como parceira, uma empresa que te ajuda a encontrar serviços de limpeza, manutenção e pintura.
Dessa forma, entre em contato com a eQ!e veja como podemos te ajudar através de planos de assinatura que com certeza cabem no orçamento da empresa.

orçamento-de-site-no-ipiranga-1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: