Garantir a fidelização dos clientes é o principal objetivo de qualquer empreendedor, e no ramo alimentício a situação não poderia ser diferente. Por isso, é importante pensar em maneiras diferenciadas de agradá-los e proporcionar-lhes uma experiência positiva.

É importante conhecer os diferentes tipos de serviço em restaurante, para escolher o que atenderá melhor seu público-alvo, garantindo a satisfação.

Como montar um programa de limpeza para o meu restaurante

Isso porque, além de oferecer uma comida diferenciada, um espaço bonito e agradável, ter funcionários solícitos e educados e garantir que o preço pago forneça um custo-benefício satisfatório, a maneira com que o cliente é servido deve ser levada em conta.

Você sabia que existem diferentes estilos de serviço em restaurantes? Abaixo, listamos e explicamos um pouco sobre os mais comuns em todo o mundo. Confira!

Serviço á francesa

O serviço à francesa é o mais requintado de todos os estilos. Requer garçons bem treinados e experientes. Em geral, um profissional é responsável por atender o número máximo de cinco pessoas.

Refeições à francesa são divididas em três etapas, sendo que a primeira consiste em servir uma sopa ou peixe como entrada. Já na segunda é servido o prato principal e, por fim, a sobremesa. A peculiaridade desse tipo de serviço está na quantidade de pratos.

7 dicas de limpeza de cozinha industrial

Apesar de as refeições serem divididas em apenas três etapas, cada uma delas conta com um número variado de pratos, representando fartura e bonança. Os pratos são levados ao mesmo tempo para a mesa e os próprios clientes os distribuem e compartilham.

Os garçons devem ser graciosos e pacientes, pois o ato de comer, em razão da grande diversidade de pratos, demora muito.

Para criar toda a atmosfera francesa, em geral, as mesas devem ser decoradas com esse tema, apostando em candelabros e belos arranjos florais. Amplamente utilizado pela realeza até o século 19, o serviço à francesa é elegante, requintado e exclusivo.

Serviço á russa

Se o serviço à francesa foi muito empregado pela realeza do país até o século 19, desde então foi o estilo russo que dominou os jantares de gala. Atualmente, ele é um dos mais presentes nos restaurantes europeus, e requer igual requinte e treinamento de garçons.

Para o serviço à russa, é utilizada uma mesa móvel que fica ao lado da mesa de jantar. Os alimentos são levados até ela e ficam em rechauds (utensílio que mantém a comida aquecida).

7 tecnologias para inovar no meu restaurante

É diante dos clientes que os pratos são finalizados. O garçom-chefe é responsável pelo preparo dos pratos e um assistente serve cada pessoa individualmente.

Como os pratos só são colocados na mesa após finalização, deve-se utilizar sousplats para decoração. Esses itens somente devem ser retirados para que a sobremesa seja servida.

Serviço á inglesa

O serviço à inglesa é dividido em dois tipos, o direto e o indireto. Inspirado nos jantares familiares, necessita de um garçom para no máximo duas mesas e consiste, resumidamente, em o anfitrião ou cliente “chefe da família” receber todos os alimentos que serão servidos e aprová-los antes de dividi-los entre os demais participantes do jantar.

Direto

O serviço à inglesa direto pressupõe toda a montagem da mesa com requinte. São necessários sousplats, taças e talheres dispostos conforme as regras de boas maneiras. O garçom deve apresentar o prato ao anfitrião e esperar pela aprovação.

Como fazer uma limpeza pós obra?

Ao receber o “sim”, pode começar a servir os convidados, sempre pelo lado esquerdo. Ele deve montar cada prato seguindo o mesmo padrão, sendo que as carnes ficam de um lado e os acompanhamentos do outro.

Indireto

Já o serviço à inglesa indireto permite que o chefe componha o prato na frente dos clientes. Ele utiliza um guéridon, onde finaliza o prato e repassa para o garçom, que serve cada pessoa individualmente, sempre pelo lado esquerdo.

Ao terminar de montar e servir todos os pratos, é necessário manter a travessa sobre o guéridon para aquecer a comida caso alguém deseje repetir.

Serviço á americana

O chamado à americana, conhecido também como self-service, é um dos tipos de serviço em restaurante mais difundidos no Brasil, sendo considerado bastante informal.

Tradicionalmente, é utilizado em restaurantes que servem almoço e apostam em uma maior rotatividade de clientes para atingir o faturamento desejado.

5 motivos para terceirizar o serviço de limpeza na empresa! Confira!

Os alimentos ficam expostos em buffets. Pessoas entram, se servem, pesam os pratos, comem e fazem o pagamento diretamente nos caixas.

O serviço dos garçons nesse tipo de estabelecimento é principalmente servir bebidas e recolher pratos, copos e talheres deixados pelos consumidores nas mesas.

Serviço á Brasileira

O serviço à brasileira também é considerado informal, porém menos do que o estilo self-service. A intenção é reproduzir um jantar familiar como o que comumente ocorre nos lares.

O garçom, além de ser responsável por servir as bebidas e anotar os pedidos, traz todas as travessas e as coloca sobre a mesa.

Como planejar a mudança de escritório? Confira!

Ele pode auxiliar os clientes servindo cada um de acordo com a preferência individual, com relação ao tamanho das porções e quais alimentos desejam, ou simplesmente colocar as travessas e deixar que cada pessoa monte seu próprio prato.

Jantar volante

Menos comum em restaurantes, porém possível caso o estabelecimento abrigue um evento fechado, como coquetel, festa empresarial ou confraternização, o estilo jantar volante é indicado quando os convidados ficam em pé.

Garçons são responsáveis por andar pelo local carregando bandejas e servir individualmente as pessoas de sua região.

Antes de iniciar o evento, é necessário definir áreas de atuação de cada garçom dentro do restaurante, de forma que todas as pessoas, onde quer que estejam, sejam bem servidas.

Nesse tipo de serviço, podem existir ainda ilhas de degustação e pontos de apoio com aperitivos para que os próprios clientes se sirvam.

Manutenção de Ar Condicionado na empresa, tudo o que você precisa saber! Confira

Existem diferentes tipos de serviço em restaurante, e escolher qual deles adotar no seu estabelecimento depende de alguns pontos. É necessário avaliar que tipo de comida você vai servir, qual será a localização do estabelecimento, que público-alvo deseja atingir e como a maneira de servir vai impactar no seu custo.

É preciso investir na seleção de bons garçons e promover treinamentos constantes, sem impactar negativamente no investimento que precisa ser feito na cozinha, com a contratação de chefs competentes e talentosos. Com planejamento, comprometimento e trabalho, certamente, você obterá sucesso.

Tudo bom serviço vem acompanhado com uma boa manutenção do restaurante. Para melhorar os custos de manutenção da empresa é necessário atrelar diversos hábitos e ter sempre como parceira, uma empresa que te ajuda a encontrar serviços de limpeza, manutenção e pintura.
Dessa forma, entre em contato com a eQ!e veja como podemos te ajudar através de planos de assinatura que com certeza cabem no orçamento da empresa.

orçamento-de-site-no-ipiranga-1