Gestão da Empresa Gestão de Custos gestão de facilities Gestão de Franquia Gestão de RH Gestão do Restaurante Gestão Rede de Varejo Limpeza Comercial e Residêncial Portaria e Segurança Sistema de Segurança Eletrônica

6 dicas para aumentar a segurança no seu restaurante!

A segurança em restaurante é um assunto muito sério. Mais do que uma obrigação do estabelecimento, os cuidados com a segurança garantem a integridade do local e de seus clientes. Por isso, todo cuidado é pouco!

Mas você sabe como pode garantir que o seu restaurante estará sempre seguro? Reunimos 6 dicas valiosas para você manter o seu estabelecimento em dia com a segurança. Confira!

Por que é importante me preocupar com a segurança do meu restaurante?

Em um restaurante, o conceito de segurança tem seu significado bastante ampliado. Em qualquer tipo de estabelecimento, existe uma preocupação com a segurança patrimonial e a integridade física de clientes e colaboradores. No caso de restaurantes — e todos os tipos de estabelecimento diretamente relacionados à alimentação — existe ainda a preocupação com a segurança alimentar.

Dicas de manutenção preventiva e corretiva para restaurantes

Essa questão é muito grave, pois está diretamente ligada à saúde dos clientes. A falta de cuidados especiais no processo de produção da cozinha pode causar problemas de grandes proporções. Um alimento fora da temperatura ideal, ou fora do prazo de validade, ou ainda contaminado, por exemplo, pode acabar gerando uma intoxicação alimentar em alguém.

Além da segurança alimentar, é preciso ressaltar que o risco de incêndios em restaurantes é maior do que em diversos outros tipos de estabelecimentos. São vários itens que demandam atenção redobrada. Uma válvula de gás mal-fechada, um material inflamável deixado próximo a um fogão industrial ou, até mesmo, uma vela na mesa de clientes podem ser suficientes para um acidente.

Como montar um programa de limpeza para o meu restaurante?

Além de evitar prejuízos materiais e financeiros, os cuidados com a segurança no restaurante ajudam a manter uma boa imagem e um bom relacionamento com os frequentadores. Um restaurante que cuida de sua segurança transmite a imagem de um local seguro e confiável. Isso auxilia, até mesmo, na fidelização de clientes, e consumidores fiéis e satisfeitos atraem novos.

Quais são as dicas para aumentar a segurança no restaurante?

Agora que você já sabe qual é a importância de manter a segurança em seu restaurante, vamos dar 6 dicas importantes para você seguir e manter o seu estabelecimento sempre seguro. Vamos a elas?

1. MANTENHA-SE DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO

Pode parecer óbvio que um restaurante deve estar sempre em dia com as normas e padrões legais, mas nem todos atentam para o quanto isso é importante para a segurança do local.

Não é apenas uma questão legal. As normas da vigilância sanitária, por exemplo, garantem a segurança alimentar da cozinha. Por mais que algumas delas pareçam exageradas, elas são baseadas em estudos científicos e garantem o mínimo necessário para a integridade dos alimentos.

Como eliminar o mau cheiro do ralo do banheiro no restaurante?

2. TENHA UMA ATENÇÃO ESPECIAL ÀS INSTALAÇÕES DE GÁS

Esse item é importantíssimo e muito grave. As instalações de gás de uma cozinha de restaurante são um grande perigo em potencial. O gás de cozinha é um produto altamente inflamável e todo cuidado é pouco.

É imprescindível fazer manutenções regulares nas instalações. Para isso, conte sempre com empresas especializadas e fique atento diariamente a qualquer sinal de alerta. Não se esqueça de conferir o fechamento completo de todas as válvulas no fim de cada dia para evitar vazamentos ao longo da noite.

3. PREOCUPE-SE COM A LIMPEZA DO ESTABELECIMENTO

A cozinha de um restaurante pode ser um parque de diversões para pragas e micro-organismos nocivos à saúde, se uma boa limpeza não for mantida. Além de todas as precauções previstas nas normas da vigilância sanitária, algumas rotinas podem aumentar ainda mais a limpeza do ambiente.

Faça a higienização dos equipamentos diariamente e mantenha o chão da cozinha limpo o tempo inteiro. Varrer uma vez ao dia não é o suficiente!

Contratar uma empresa de manutenção elétrica, hidráulica, civil

E muita atenção aos banheiros, que devem ser lavados pelo menos uma vez ao dia. Ao longo do período em que o restaurante estiver aberto ao público, é importante fazer uma checagem a cada hora para garantir que ele estará sempre limpo e em bom estado para uso.

4. VERIFIQUE A INTEGRIDADE DOS ALIMENTOS

A integridade dos alimentos utilizados no preparo dos pratos que serão servidos é um ponto crucial para a segurança alimentar do restaurante. Comece escolhendo bem seus fornecedores. Eles devem ser de confiança e entregar produtos de qualidade.

Muita atenção ao armazenamento desses alimentos. Alguns detalhes, como temperatura, nível de luminosidade, prazo de validade e arejamento ideais para cada tipo de alimento, devem ser seguidos à risca.

Outro ponto de atenção está no reaproveitamento de alimentos de um dia para outro. É importante evitar desperdícios, mas alguns desses alimentos devem ser descartados no final do dia, mesmo que pareçam estar ainda bons para o consumo. A exposição deles ao longo do dia pode contaminá-los, e essa contaminação pode se espalhar para outros alimentos.

Você sabe o que é uma limpeza pesada e uma limpeza pós-obra?

5. ORIENTE SEUS FUNCIONÁRIOS

Uma equipe bem treinada faz toda a diferença. Crie hábitos e rotinas de trabalho que favoreçam a manutenção da limpeza, higienização e segurança de todos os ambientes do restaurante ao longo do expediente.

Alguns hábitos importantes que toda cozinha precisa ter são:

  • lavar as mãos constantemente;
  • manter os utensílios e a bancada de trabalho sempre limpos;
  • manter apenas o mínimo de ingredientes necessários na bancada para uso;
  • manter objetos cortantes nos locais apropriados;
  • sempre usar os equipamentos de proteção individual (EPI).

6. NÃO MENOSPREZE OS EPIS

Os equipamentos de proteção individual de um restaurante não apenas protegem o colaborador, mas também auxiliam na manutenção da higiene da cozinha. É imprescindível que toda a equipe faça o uso desses equipamentos.

Na cozinha, a utilização de luvas e toucas evita contaminação no manuseio dos alimentos. Para o uso de facas, existem as luvas de aço, os dedais e os diversos outros tipos de protetores, que evitam o corte acidental das mãos.

Para os colaboradores que precisam frequentar câmaras refrigeradas, é importante ter agasalhos específicos, além de botas de borracha para evitar escorregões.

Já para a equipe de limpeza, é importante oferecer luvas, botas e avental para evitar o contato direto da pessoa com a sujeira e os micro-organismos que ela carrega.

O restaurante precisa de uma constante manutenção de seus equipamentos, para que a rotina local não seja prejudicada de nenhuma forma.
Para melhorar os custos de manutenção da empresa é necessário atrelar diversos hábitos e ter sempre como parceira, uma empresa que te ajuda a encontrar serviços de limpeza e manutenção.
Dessa forma, entre em contato com a eQ!e veja como podemos te ajudar através de planos de assinatura que com certeza cabem no orçamento da empresa.

orçamento-de-site-no-ipiranga-1

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s