Cozinhas Industrias Gestão da Empresa Gestão de Custos gestão de facilities Gestão de Franquia Gestão do Restaurante Gestão Rede de Varejo Limpeza Comercial e Residêncial Manutenção cozinha industrial Manutenção do Restaurante

Qual o melhor tipo de balança para usar na cozinha industrial?

Todas as balanças servem para pesar, isso é óbvio, mas você sabia que há diferenças em como elas fazem isso e como devem ser utilizadas? A cozinha de um restaurante necessita de várias balanças, cada uma delas com um propósito específico. Pode parecer uma besteira, mas ter a balança certa no setor certo vai, na verdade, evitar prejuízos como, por exemplo, o desperdício de ingredientes ou erros de medição na hora de fazer as receitas.

7 Tecnologias para o seu restaurante, confira!

Para te ajudar a escolher as balanças ideais para sua cozinha industrial, fizemos este pequeno guia mostrando os tipos de balanças existentes e explicando sua utilização.

Balança mecânica

A maioria das balanças são, hoje, digitais. Mas a balança mecânica ainda pode ser vantajosa se for lidar com grandes volumes por ser mais resistente, geralmente aguentar mais peso e não estar restrita ao uso de baterias. São balanças maiores, com uma plataforma que recebe o objeto e um leitor mecânico.

A balança mecânica é ideal para ficar na área de recepção dos alimentos in natura, que chegam dos fornecedores. Será útil na hora de pesar sacas grandes de frutas, caixas de mantimentos, pedaços maiores de carnes etc. Muitas delas têm rodinhas, o que facilita o deslocamento e permite que a pesagem dos alimentos seja feita em diferentes locais.

Balança Digital

PLATAFORMA

Já existem balanças digitais que suportam o mesmo peso das balanças mecânicas de plataforma, chegando à capacidade de até 300 kg. No entanto, por serem digitais, ou seja, contarem com um sistema mais delicado, principalmente em se tratando do visor, a maioria delas não é móvel, mas pensadas para ficar em cima de uma bancada.

Existem aplicativos para melhorar a gestão de facility managementconfira!

Seu uso será parecido com o da balança mecânica usada na recepção dos produtos, aumentando a velocidade da conferência, já que não é preciso ajustá-la a cada pesagem. Essas balanças costumam ser mais caras, já que fornecem maior precisão na hora da pesagem.

PESADORA

No setor de preparo de carnes, é necessário ter uma balança precisa, no entanto menor, já que se trabalha com porções menores. É importante, por exemplo, que todos os bifes de um certo prato do cardápio tenham o mesmo peso, para evitar reclamações do cliente e também prejuízos para a casa. A balança pesadora é uma balança eletrônica com precisão até as gramas e com capacidade menor, geralmente de até 30 kg.

Um dos principais serviços exigidos pelas empresas é a terceirização de suporte técnico, confira as vantagens!

É importante ter várias balanças pesadoras em setores diferentes do preparo dos alimentos para que ingredientes como carnes e farinhas não se misturem. Se os pratos exigem uma delicadeza maior como, por exemplo, sobremesas é indicado o uso de uma balança menor, de alta precisão, que permita calibragem fácil e tenha um sistema de tara.

COMPUTADORA

As balanças computadoras são aquelas que permitem a digitação de códigos ligados aos produtos, e aí calculam o preço de acordo com a pesagem. São balanças menores, muito utilizadas em feiras livres, açougues, padarias, hortifrútis etc. Nos restaurantes, as computadoras são mais empregadas na pesagem dos pratos, quando o estabelecimento vende comida por quilo.

Os modelos variam entre o máximo de 15 kg ou 30 kg, com a vantagem de que a maioria suporta o funcionamento por baterias ou pilhas, não ficando restrita à energia elétrica.

ETIQUETADORA

Da mesma forma, a balança digital etiquetadora é usada nos restaurantes por quilo na hora da pesagem do prato. A diferença para a balança computadora é que a etiquetadora é uma balança bem mais moderna, que já inclui um sistema que imprime a etiqueta contendo o peso e o preço do produto no mesmo momento da pesagem. A função facilita o trabalho do funcionário responsável pela pesagem, evitando erros de anotação, e gera mais velocidade no atendimento.

Saiba como montar um roteiro de limpeza na empresa!

Por também serem pensadas para a área de serviço, as balanças etiquetadoras são menores, em geral suportando no máximo cargas de até 30 kg. Algumas delas possuem funcionalidade de se conectar a internet, podendo transmitir informações para uma base de dados no computador, facilitando, por exemplo, a conferência diária da quantidade de vendas.

Como escolhe

Agora que você já conhece os tipos de balanças, é hora de pensar nas necessidades do seu restaurante. Alguns pontos podem te ajudar a fazer uma boa compra, que otimize o trabalho dos funcionários e melhore o funcionamento do seu negócio.

PEQUENO, MÉDIO OU GRANDE PORTE?

Pense no tamanho do seu estabelecimento e a quantidade de clientes que ele recebe diariamente. As compras de produtos para o estoque são feitas em grandes ou pequenas quantidades? Você lida frequentemente com caixas e sacas ou recebe embalagens menores, de produtores locais? Quantas vezes por dia recebe produtos?

Escolha a balança de conferência pensando nestes aspectos. Se você recebe os produtos sozinho e faz isso várias vezes ao dia em horários diferentes, talvez uma balança mecânica seja trabalhosa, por exigir o ajuste a todo momento. Neste caso talvez seja melhor uma digital. Se são mais funcionários, o trabalho é rápido e a balança ficará mais exposta, a mecânica mais resistente pode ser a ideal.

QUEM PESA NA COZINHA?

Na hora de comprar as balanças da cozinha, pense em quantos alimentos estão sendo preparados ao mesmo tempo e quantos deles precisam de uma balança exclusiva. O ideal é não misturar ingredientes de natureza diferente, como carnes, secos, frutas e legumes.

Como fazer a gestão dos funcionários do restaurante?

Se não for possível ter uma balança para cada setor, lembre-se de fazer a higiene do equipamento a cada uso para evitar qualquer chance de contaminação, mas também o cruzamento de cheiros e sabores. É importante lembrar que a uniformização dos tamanhos das porções dos pratos do cardápio é essencial em um bom restaurante.

Existem muitos tipos de balanças, mas basta entender um pouco sobre suas funções e suas diferenças para poder tomar as decisões certas sobre qual o tipo mais adequado para seu negócio. As balanças mecânicas saíram um pouco de moda, mas os modelos digitais vieram com tudo para atender a todas as demandas, ajudando em cada passo do processo.

Contratar uma empresa de manutenção elétrica, hidráulica, civil

O restaurante precisa de uma constante manutenção de seus equipamentos, para que a rotina local não seja prejudicada de nenhuma forma.
Para melhorar os custos de manutenção da empresa é necessário atrelar diversos hábitos e ter sempre como parceira, uma empresa que te ajuda a encontrar serviços de limpeza e manutenção.
Dessa forma, entre em contato com a eQ!e veja como podemos te ajudar através de planos de assinatura que com certeza cabem no orçamento da empresa.

orçamento-de-site-no-ipiranga-1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s