Limpeza Comercial e Residêncial Manutenção manutenção civil Manutenção corretiva Manutenção cozinha industrial Manutenção de ar condicionado Manutenção de franquia Manutenção do Restaurante manutenção elétrica Manutenção elétrica, hidráulica, civil manutenção hidráulica Manutenção preventiva Roteiro de manutenção

Planilhas de Manutenção Preventiva e OS

Empreendimentos que lidam com máquinas têm que se preocupar, além de tudo, com a manutenção. Essa é uma tarefa essencial para questões como produtividade e redução dos custos. E, como é preciso acompanhar o processo de perto, a planilha de controle de manutenção de equipamentos é o elemento ideal.

A manutenção é um assunto grande para diversos negócios de todo Brasil. Esse tema é tão relevante que existem diversas aplicações distintas do método e existe bastante material teórico e acadêmico para dar auxílio aos gestores. Logicamente, o conceito de manutenção também está muito atrelado aos conceitos de gestão da qualidade, pois esse é um processo que garante a previsibilidade dos resultados e a redução dos imprevistos.

Como montar um programa de limpeza para o meu restaurante?

A principais normas de gestão da qualidade utilizam a distinção entre manutenção preventiva e a corretiva. O nome já diz tudo, mas apenas para esclarecer para àqueles que estarão ouvindo pela primeira vez:

Manutenção Preventiva: É aquele que você faz antes de um evento negativo ocorrer. Isso normalmente inclui revisões periódicas, limpezas, troca de peças, etc. Logicamente, esse é o tipo mais desejado de manutenção, pois quando bem feito isso faz com que seus processos andem normalmente sem surpresas e custos fora do seu controle.

Manutenção Ar Condicionado

Manutenção Corretiva: Esse é o famoso apagar incêndio. É quando você trata o problema após ele ter ocorrido. Embora deva-se evitar ao máximo, também é preciso mensurar e acompanhar esse tipo de evento, justamente para a criação de políticas de manutenção preventiva que irão evitá-lo no futuro

A planilha de controle apresenta um registro completo das etapas e ajuda a gestão a tomar decisões melhores. Assim, o gerenciamento torna-se menos complexo e ganha a centralização de informações.

Você sabe o que é uma limpeza pesada e uma limpeza pós-obra?

Quer saber como usar a planilha de controle de manutenção de equipamentos? Então, continue a leitura!

Por que controlar a manutenção é tão importante?

Mais do que comprar as máquinas, é fundamental garantir que elas funcionem da forma correta. O papel da manutenção é, dentre outros, promover a otimização da atuação, o que gera vários benefícios.

Quando tudo acontece de maneira planejada e consistente, a aplicação da versão preventiva evita a corretiva. Como consequência, os custos são muito menores do que os gerados por uma falha.

Além disso, a interrupção catastrófica de um equipamento causa perda de dinheiro porque leva a um tempo de parada. Ela também compromete a produtividade da obra, a eficiência de atuação e, até mesmo, a segurança no trabalho.

Como eliminar o mau cheiro do ralo do banheiro no restaurante?

A falta de manutenção ainda contribui para a diminuição da qualidade na execução de tarefas. Como há um subaproveitamento dos componentes, o resultado fica aquém do esperado.

Por outro lado, o controle por meio da planilha ajuda a evitar tais situações. Ele garante um acompanhamento completo em relação aos itens que devem ser monitorados e ao momento em que algo tem de acontecer.

Como funciona a planilha de manutenção?

Uma planilha para esse tipo de acompanhamento é baseada no registro de informações pertinentes. Ela traz os dados importantes do item e do processo realizado, servindo, acima de tudo, para planejar as próximas.

Com o documento bem estruturado, a empresa não sofre com o maquinário que vai para a obra sem manutenção devido a um esquecimento, por exemplo.

Dicas de manutenção preventiva e corretiva para restaurantes

Essa também é uma forma de controlar a frequência de análise e otimizar os custos dispensados a tal etapa. Ao final, é criada uma “base histórica” sobre cada máquina, o que ajuda na solução de problemas no futuro.

O que deve fazer parte do documento?

Para que ofereça todos os benefícios, a planilha de controle de manutenção de equipamentos deve conter os elementos adequados. Os seguintes itens são indispensáveis:

  • data;
  • responsável;
  • equipamento ou componente avaliado;
  • horas utilizadas para manutenção;
  • problema encontrado;
  • solução apresentada;
  • data da nova manutenção.

Dependendo das necessidades do empreendimento, outras colunas podem ser incluídas. É fundamental uma atualização frequente, sendo que tudo deve ser preenchido logo após o encerramento do processo. Assim, há garantias quanto à confiabilidade dos dados.

Como diminuir o absentismo na empresa? Confira as dicas!

Planilha de Manutenção Industrial

Essa é uma planilha mais generalista, mas muito potente é que ajuda os mais diferentes tipos de manutenção industrial seja ela predial, elétrica ou mesmo mecânica. Ela é praticamente um sistema em excel com bancos de dados e formulários automáticos que lhe dão toda a flexibilidade e profissionalismo. Vamos ver os recursos:

1. Controle de Ordens de Serviço com data, responsável, quantidade de horas utilizadas, produtos envolvidos e mais!
2. Cadastros Gerais de Equipamentos, Tipos de Serviços, Profissionais, Fornecedores e mais!
3. Relatórios e Históricos Gerais podendo relacionar todas as informações anteriores nos mais diversos ângulos.

As planilhas podem ser separadas por máquinas, períodos temporais, filiais ou qualquer outra classificação que faça sentido. Conforme os processos ocorrem, maior é o volume de dados e mais fácil é prever a necessidade de atenção ou encontrar a solução para um problema específico.

Com a planilha de controle de manutenção de equipamentos, o negócio tem maior visibilidade sobre o funcionamento dos itens. Por isso, é fundamental planejar e preencher os campos corretamente, de modo a gerar uma boa base de informações.

O uso dessa ferramenta está diretamente ligado à visibilidade e ao controle da etapa, o que é necessário em outros pontos.

Contratar uma empresa de manutenção elétrica, hidráulica, civil

A empresa precisa de uma constante manutenção de seus equipamentos, para que a rotina local não seja prejudicada de nenhuma forma.
Para melhorar os custos de manutenção da empresa é necessário atrelar diversos hábitos e ter sempre como parceira, uma empresa que te ajuda a encontrar serviços de limpeza e manutenção.
Dessa forma, entre em contato com a eQ!e veja como podemos te ajudar através de planos de assinatura que com certeza cabem no orçamento da empresa.

orçamento-de-site-no-ipiranga-1

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: