Cozinhas Industrias Gestão do Restaurante Limpar piso da cozinha Limpeza Comercial e Residêncial Manutenção corretiva Manutenção cozinha industrial Manutenção de ar condicionado Manutenção do Restaurante manutenção elétrica Manutenção elétrica, hidráulica, civil

Conheça os tipos de refrigeradores para restaurante

Muitos aspectos devem ser considerados na hora de investir nos equipamentos do seu restaurante, principalmente aqueles que têm a função de preservar os alimentos frescos para o consumo de seus clientes. Um deles é a diferença entre freezer e refrigerador.

Hoje em dia, existem diversos modelos e variações disponíveis de cada um deles no mercado, para atender a todos os perfis de consumidores e às suas variadas necessidades.

Como montar um programa de limpeza para o meu restaurante?

Será que você conhece todos os tipos de refrigeradores para restaurante e para que servem exatamente? No artigo de hoje, mostraremos um guia básico para que você escolha o modelo mais apropriado para o seu negócio. Continue a leitura do conteúdo e confira!

Diferença entre freezer e refrigerador

Antes de mais nada, é necessário que você entenda que existem grandes diferenças entre freezer e refrigerador, ainda que grande parte das pessoas se refira a eles como se fossem o mesmo equipamento. Principalmente porque, na hora de montar o sistema de refrigeração de seu restaurante, é preciso ter conhecimento para não investir no equipamento errado.

O primeiro fator a ser considerado na hora de fazer essa escolha, é o tipo de produto que será refrigerado em seu estoque. Em seguida, é preciso considerar o tempo de conservação pretendida, visto que alguns produtos podem ser conservados tanto por refrigeração quanto por congelamento.

Tendo isso em mente, o processo de escolha dos equipamentos se torna muito mais simples e fácil. Além disso, as chances de adquirir algo que realmente atenderá às necessidades do seu restaurante são muito maiores. Dito isso, vamos conhecer um pouco mais sobre as principais características de cada um deles. Acompanhe.

cozinha industrial

FREEZER

Freezers são equipamentos desenvolvidos com a finalidade de estocar alimentos que precisam ser congelados. Eles têm a capacidade de resfriamento que varia entre cerca de -10º a -20º, em média. Comparados aos refrigeradores, eles tendem a ter uma capacidade interna de armazenamento bem maior.

Como eliminar o mau cheiro do ralo do banheiro no restaurante?

Uma boa vantagem desse tipo de equipamento é que ele também pode ser utilizado para resfriar os alimentos, embora essa não seja a sua principal utilidade. Isso é possível por meio de ajustes simples no controle de temperatura. Apesar disso, seu formato, geralmente de “caixa”, não confere muita praticidade para esse tipo de uso.

Já para a função de armazenamento de produtos e alimentos congelados, seu formato é bastante eficiente, visto que ele permite um melhor aproveitamento do espaço interno. Nele, o ideal é empilhar os itens, cuidando para que aqueles com o prazo de validade mais próximo sejam mantidos por cima da pilha, para facilitar o acesso a eles.

REFRIGERADOR

Refrigeradores são os equipamentos utilizados para o armazenamento de alimentos que precisam ser resfriados, mas não necessariamente congelados. Sua baixa temperatura, de 1º a 7º, em média, permite que eles sejam preservados por períodos mais longos e, ao mesmo tempo, possam ser manuseados com facilidade.

Como fazer a gestão dos funcionários do restaurante?

Ao contrário do freezer, que consegue ser convertido em um refrigerador em caso de alguma necessidade especial, os refrigeradores não são capazes de congelar os alimentos tão bem. Alguns modelos, como vamos explicar melhor adiante, contam com um compartimento de congelamento, que exerce as mesmas funções de um freezer, porém com capacidade de espaço (e muitas vezes de temperatura) inferior.

O refrigerador é excelente para conservar alimentos e diversos tipos de produtos que serão utilizados em poucos dias. Ele é projetado para facilitar o acesso aos itens em qualquer um dos seus compartimentos, de forma a deixar o manuseio diário mais prático.

Os principais modelos de refrigerador

A variedade de modelos de refrigeradores é tão grande que escolher apenas um deles se torna uma tarefa bastante complicada. Mas conhecendo melhor cada um deles, tudo fica mais simples. Por isso, vamos explicar os modelos existentes no mercado para que você não tenha nenhuma dúvida na hora de escolher o seu. Preparado?

7 Dicas de limpeza para cozinha industrial

REFRIGERADORES DE UMA PORTA

Sem dúvidas, os refrigeradores com apenas uma porta ainda são os mais procurados, principalmente por lanchonetes, padarias, pequenos mercados e restaurantes que não necessitam armazenar grandes quantidades de alimentos. Eles ocupam pouco espaço e possuem diversos compartimentos com funcionalidades que trazem praticidade para o dia a dia do estabelecimento.

Uma ideia interessante para usar esse modelo de refrigerador, principalmente nas áreas externas, com contato maior com o cliente, é investir nos modelos com porta de vidro. Além de deixar o ambiente mais estilizado, eles facilitam a logística cotidiana, permitindo que os alimentos sejam visualizados sem que a porta seja aberta.

Entre os modelos mais vendidos de refrigeradores de uma porta, vamos destacar um que tem algumas particularidades importantes, principalmente para bares e restaurantes: a cervejeira.

CERVEJEIRA

As cervejeiras são refrigeradores desenvolvidos especialmente para expor e manter bebidas alcoólicas geladas, principalmente as cervejas. Elas foram criadas para ajudar donos de bares e restaurantes a manter a precisão na temperatura dessas bebidas, que precisam estar bastante geladas, mas não podem congelar.

Tudo o que você precisa saber sobre fogão industrial

O álcool presente nas bebidas reduz o ponto de congelamento, garantindo que elas sejam mantidas em temperaturas negativas sem prejudicá-las. As cervejeiras atingem temperaturas que podem variar entre 3ºC e -6ºC, mas são projetadas para manter uma variação mínima. Ou seja, uma vez atingida a temperatura ideal, ela será mantida sem grandes oscilações, mesmo com várias aberturas de porta ao longo do dia.

Sua disponibilidade de espaço é focada especificamente para que caibam grandes quantidades de garrafas e latas. Existem modelos variados, mas os mais recomendados em bares e restaurantes são os que possuem a porta de vidro, para ajudar na exposição dos produtos.

Se os refrigeradores para restaurante que você procura precisam estocar uma quantidade maior de alimentos, mantendo-os sempre frescos e refrigerados, existem opções mais indicadas para você.

REFRIGERADORES DUPLEX

Os refrigeradores duplex não têm esse nome apenas porque possuem duas portas. Eles são os modelos que comentamos em um tópico anterior, que possuem duas funções em um único equipamento: freezer e refrigerador.

Faça um orçamento em limpeza gratuito aqui!

Esse tipo de refrigerador é encontrado até mesmo nas cozinhas domésticas, por ser bastante prático. Cada uma das suas funções é desempenhada em compartimentos separados (que nos modelos mais comuns, ficam um em cima do outro, sendo o freezer na parte superior).

São perfeitos para manter todo o sistema de refrigeração concentrado em um único lugar. Caso seu restaurante não seja muito grande e você não possa adquirir vários refrigeradores, esse tipo pode ser o mais indicado. Vamos conhecer, agora, outros modelos mais sofisticados de refrigeradores duplex. Confira.

REFRIGERADOR SIDE BY SIDE

Estes refrigeradores são os modelos que ocupam mais espaço e são indicados para cozinhas grandes e estabelecimentos que precisam refrigerar uma grande quantidade de alimentos, ao mesmo tempo em que precisam acessá-los de forma mais simplificada do que nos freezers horizontais comuns.

Nesse modelo, cada função (congelar e refrigerar) é realizada em compartimentos organizados lado a lado. Considerando que seu freezer é bem espaçoso, os refrigeradores side by side podem ser utilizados até mesmo por restaurantes de médio e grande porte, já que são capazes de armazenar um grande volume de itens. Já para restaurantes que possuem um fluxo muito grande de produção, existem modelos que podem conter até mais do que quatro portas.

REFRIGERADOR INVERSE

Os refrigeradores inverse são modelos duplex em que as funções de congelamento e refrigeração são, como o próprio nome sugere, invertidas. Ou seja, o freezer fica na parte inferior e o refrigerador na parte superior. Com isso, a parte refrigerada se torna mais acessível. Em alguns deles, o freezer é uma gaveta, o que facilita o acesso às partes mais profundas do compartimento.

7 Dicas para fazer limpeza pós-obra!

Esse modelo é ideal para restaurantes que tem uma necessidade maior de refrigeração do que de congelamento. Ele também ajuda a deixar o trabalho da cozinha mais fluido, ao facilitar o acesso aos ingredientes armazenados na parte refrigerada.

REFRIGERADOR FRENCH DOOR

Esse modelo é uma espécie de união entre os modelos de refrigeradores side by side com inverse, pois o freezer fica localizado na parte de baixo e o refrigerador, na parte de cima, com duas portas. Assim como no modelo inverse, o freezer pode ser em formato de gaveta, podendo haver até mais de uma.

Uma das grandes vantagens desse modelo está na abertura em duas portas na parte superior. Essa característica facilita a acomodação dos alimentos, além de permitir uma capacidade muito maior de armazenamento. É ideal para armazenar itens de grande volume, como bolos decorados e grandes assados.

É bastante procurado porque facilita a organização dos itens, tornando a gestão da cozinha do restaurante mais prática e, é claro, por seu design elegante e, ao mesmo tempo, chamativo.

FRIGOBAR

Apesar de não ser comumente utilizado em restaurantes por conta de sua capacidade de armazenamento e potência de refrigeração limitadas, não poderíamos deixar de citar o frigobar, não é mesmo?

São modelos de refrigeradores compactos, muito utilizados em escritórios, quartos de hotéis e até mesmo ao lado de churrasqueiras.

Antes de Escolher

Agora que você já conhece os diversos modelos de refrigeradores disponíveis no mercado, é hora de identificar quais deles são mais adequados para o seu restaurante. Para isso, é necessário entender melhor a rotina da cozinha, saber o tamanho do espaço disponível e quais os produtos serão oferecidos aos clientes.

De posse dessas informações, você será capaz de definir a melhor escolha com base em 3 pontos muito importantes: capacidade, modelo e processo de degelo. Vamos detalhar cada um deles a seguir.

CAPACIDADE

A capacidade de armazenamento é o ponto mais importante da escolha do refrigerador ideal para o seu restaurante. Se ele tem grande volume de produção, é preciso pensar em modelos de maior capacidade, ou até mesmo em mais de um modelo. Questões como tipos de pratos servidos, volume de atendimento em horários de pico e espaço físico disponível serão os grandes norteadores dessa decisão.

Fogão Industrial, tudo o que você precisa saber

Comprar equipamentos abaixo da capacidade necessária pode causar um grande tumulto na sua cozinha. Além disso, a falta de espaço para guardar os alimentos pode aumentar o nível de desperdício. Por outro lado, ter uma capacidade muito acima da necessária pode aumentar o custo com energia elétrica, além da ocupação indevida de espaço.

refrigerador restaurante

MODELO

Praticamente todos os restaurantes contam com mais de um refrigerador simultaneamente, principalmente por causa dos expositores. Então, alguns detalhes precisam ser lembrados na hora de pensar na compra desses equipamentos.

O primeiro ponto a ser destacado é sobre os produtos oferecidos. Se seu restaurante servir cerveja, ao menos uma cervejeira será indispensável. Além dela, mais um refrigerador de porta de vidro para manter a temperatura ideal das bebidas não alcoólicas também é recomendado.

Já na parte interna, é preciso avaliar a rotina da cozinha. Para as mais agitadas e com grande volume, os refrigeradores no modelo french door são os mais indicados. Nos casos de cozinhas menores, os modelos mais simples podem ser suficientes. Para a estocagem de produtos congelados, é importante contar com um freezer.

PROCESSO DE DEGELO

Considerando que um restaurante precisa lidar com a limpeza e organização do estabelecimento de forma prática e eficiente, é preciso ser criterioso, também, sobre o sistema de degelo do equipamento a ser adquirido. Esse processo pode ser manual ou semiautomático (conhecido como frost-free). Veja um pouco mais sobre cada um deles na sequência.

DEGELO MANUAL

Nos modelos de refrigeradores com degelo manual, a parte do congelador acumula cristais de gelo nas paredes internas do compartimento. Com o passar do tempo, esses cristais vão sendo acumulados, formando uma crosta de gelo cada vez mais espessa. Essa crosta reduz o espaço disponível dentro do freezer, causando transtornos.

7 Dicas para atrair clientes no seu restaurante

Por isso, nesses modelos, é necessário desligar o equipamento até que todo o gelo se derreta e possa ser feita a limpeza e higienização do congelador. Como os equipamentos são interligados, o refrigerador também fica desligado durante esse processo.

DEGELO SEMIAUTOMÁTICO

Nos modelos que contam com o sistema frost-free, não existe o acúmulo de gelo nas partes internas do congelador. Sendo assim, o processo de desligamento do refrigerador é desnecessário. Mas isso não quer dizer que o processo de degelo não exista.

O que ocorre é que o próprio aparelho possui um controle interno que identifica a necessidade do degelo e o faz de forma automática. A água derivada desse processo é armazenada em um compartimento externo, localizado na parte de trás do refrigerador, sem gerar os transtornos do processo manual. Apesar de serem mais caros, os refrigeradores com o sistema frost-free são os mais indicados para restaurantes

Embora ambos os equipamentos de refrigeração sejam igualmente utilizados em restaurantes, como você pôde conferir, existem diferenças pequenas, mas muito importantes entre refrigeradores e freezers.

Além disso, vale lembrar que na hora de comprar refrigeradores para restaurante, é importante procurar uma empresa especializada e com credibilidade no setor.

Contratar uma empresa de manutenção elétrica, hidráulica, civil

O restaurante precisa de uma constante manutenção de seus equipamentos, para que a rotina local não seja prejudicada de nenhuma forma.
Para melhorar os custos de manutenção da empresa é necessário atrelar diversos hábitos e ter sempre como parceira, uma empresa que te ajuda a encontrar serviços de limpeza e manutenção.
Dessa forma, entre em contato com a eQ!e veja como podemos te ajudar através de planos de assinatura que com certeza cabem no orçamento da empresa.

orçamento-de-site-no-ipiranga-1

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s