Cozinhas Industrias Gestão da Empresa Gestão de Custos Gestão de Franquia Gestão do Restaurante Gestão Rede de Varejo Limpeza Comercial e Residêncial manutenção civil Manutenção corretiva Manutenção cozinha industrial Manutenção do Restaurante

Como fazer a exposição dos alimentos congelados sem perdas?

A gestão de mercados, supermercados e açougues requer uma atenção especial a alguns aspectos. Entre eles, a exposição de alimentos congelados é uma das mais importantes. Afinal, os produtos precisam estar à vista dos clientes para estimulá-los a comprar. Contudo, eles precisam ser mantidos em temperatura muito baixa, o que só é possível por meio de equipamentos de refrigeração.

Dicas de manutenção preventiva e corretiva para restaurantes

Diante disso, é preciso encontrar um equilíbrio entre a exposição dos alimentos e a sua conservação adequada. Assim, evita-se que eles fiquem “encalhados” no estoque, ao mesmo tempo em que eles não perdem sua validade em permanecerem expostos nas gôndolas adequadas.

Neste artigo, vamos mostrar para você como fazer para encontrar esse ponto de equilíbrio e garantir o melhor aproveitamento possível dos alimentos congelados. Confira!

A IMPORTÂNCIA DA CONSERVAÇÃO CORRETA DOS ALIMENTOS CONGELADOS

Alguns tipos de alimentos necessitam permanecer congelados para garantir as suas características básicas e maior durabilidade. O processo de congelamento inibe a proliferação de micro-organismos nocivos à nossa saúde.

Como montar um programa de limpeza para o meu restaurante?

Com isso, esses produtos podem ser conservados por mais tempo, tanto nos pontos de venda quanto nas casas dos consumidores. Porém, para que a segurança alimentar seja mantida, alguns pontos precisam ser seguidos à risca.

O principal deles é a manutenção da temperatura. É fundamental que, acima de tudo, a temperatura adequada seja mantida o tempo todo em que os produtos estiverem sendo expostos. Além disso, uma vez que o alimento é descongelado, ele não deve ser congelado novamente.

A exposição inadequada pode comprometer de forma grave a qualidade dos produtos. Com isso, os prejuízos podem ser severos. Primeiramente, porque isso pode gerar desperdícios com o descarte de alimentos estragados. Depois, porque, em um cenário mais grave, um cliente pode adquirir um produto inadequado para consumo gerando uma série de transtornos.

Diante disso, fica evidente a importância de tomar todos os cuidados com produtos congelados em seu estabelecimento. Então, continue a leitura para conferir as nossas dicas para garantir a segurança na exposição de alimentos.

COMO FAZER A EXPOSIÇÃO DE ALIMENTOS DE MANEIRA SEGURA

Até aqui, vimos como a preocupação com os alimentos congelados deve ser constante em mercados, supermercados e açougues. Agora, vamos ver como a exposição desses alimentos pode ser feita de forma mais segura. Acompanhe as nossas dicas a seguir.

DEFINA QUAIS PRODUTOS SERÃO EXPOSTOS

O primeiro passo para garantir a qualidade dos alimentos congelados é fazer a definição de quais deles serão realmente expostos. Alguns produtos podem ficar em refrigeradores internos, sem acesso direto aos clientes. Outros podem até ficar expostos, mas em equipamentos fechados, com portas de vidro.

Como eliminar o mau cheiro do ralo do banheiro no restaurante?

Os produtos que têm maior saída são bons candidatos a ficarem expostos. Veja alguns exemplos:

  • pacotes de cortes de carnes;
  • pacotes de cortes de frango, como asa, coxa e miúdos;
  • pratos prontos, como lasanha e macarrão;
  • polpas de frutas;
  • potes de açaí.

ESTIME O VOLUME DE PRODUTOS EM EXPOSIÇÃO

A quantidade de produtos em exposição afeta diretamente na manutenção da temperatura correta dos alimentos. Quanto mais itens, mais potente precisa ser o equipamento de refrigeração. Porém, nem sempre é necessário ter tantos expostos ao mesmo tempo nas gôndolas.

Por isso, é importante estabelecer uma quantidade limitada de cada tipo de produto em exposição. Aqueles que têm maior rotatividade e volume de vendas devem ter mais unidades à disposição dos clientes. Entretanto, aqueles que não têm tanta saída devem ter menor quantidade de unidades dispostas.

Contratar uma empresa de manutenção elétrica, hidráulica, civil

Com isso, você conseguirá otimizar a utilização dos equipamentos de refrigeração. O restante das unidades poderá ser estocada em câmaras de refrigeração, onde a disposição dos produtos permite um aproveitamento melhor do espaço.

ESCOLHA OS EQUIPAMENTOS ADEQUADOS

A escolha dos equipamentos de refrigeração é um ponto determinante para a garantia de qualidade e segurança dos alimentos. Depois de definir quais e quantos serão os produtos em exposição, é hora de escolher os equipamentos mais adequado. Existem diversos tipos de refrigeradores disponíveis no mercado, portanto, todo cuidado é pouco.

Um dos modelos mais utilizados são as ilhas expositoras. Nelas é possível deixar os produtos sob temperaturas negativas, mantendo as propriedades necessárias para a conservação correta dos alimentos, ao mesmo tempo em que os clientes têm fácil acesso a eles, mesmo nos modelos com tampos em vidro.

Além desses, existem vários modelos de freezers que atendem muito bem a alguns tipos de alimentos. Por exemplo, os verticais são excelentes para expor sorvetes e cervejas. Em estabelecimentos menores, os modelos horizontais de freezer podem comportar uma quantidade suficiente de produtos.

ORGANIZE OS PRODUTOS

A organização dos produtos é um ponto importante para ajudar no melhor aproveitamento tanto de espaço quanto de estoque. A disposição dos alimentos pode determinar a ordem em que eles serão vendidos e até quais terão maior saída.

É importante garantir que os produtos com data de validade mais próxima estejam sempre mais acessíveis do que os demais. Isso evita que eles possam acabar vencendo, tendo que ser descartados e gerando prejuízos.

Outra prática que pode gerar vantagens para o seu estabelecimento consiste em dar maior evidência para os produtos que precisam ser mais vendidos. Isso pode ser feito ao colocá-los por cima dos demais ou até mesmo utilizando um espaço maior para eles. Dessa forma, os clientes perceberão o destaque e ficarão mais propensos a comprá-los.

CRIE UMA ROTINA DE ACOMPANHAMENTO

Essa dica vale não apenas para a exposição dos alimentos congelados, mas para todos os departamentos do seu estabelecimento. Realizar o acompanhamento constante é essencial para manter o controle sobre o que acontece ao longo do dia, além de ajudar a tomar boas decisões e ações preventivas com mais agilidade.

O recomendado é que tenha uma pessoa ou equipe responsável por realizar rondas frequentes. Essas rondas têm o objetivo de conferir a organização das gôndolas, manter os produtos em bom estado de apresentação e fazer reposições conforme necessário.

Além disso, por meio de uma rotina assim, é possível identificar padrões de comportamento dos clientes e coletar informações importantes que podem ajudar a definir ações futuras, como promoções, oferta de novos produtos e até mesmo a descontinuidade daqueles que apresentam pouca saída.

Você sabe o que é uma limpeza pesada e uma limpeza pós-obra?

Essas são medidas tomadas pelos principais estabelecimentos do país na exposição de alimentos. São essas atitudes que garantem a qualidade dos serviços, além de minimizar as perdas e prejuízos na venda de alimentos congelados. Dessa forma, vale a pena aplicá-las em seu negócio.

O restaurante precisa de uma constante manutenção de seus equipamentos, para que a rotina local não seja prejudicada de nenhuma forma.
Para melhorar os custos de manutenção da empresa é necessário atrelar diversos hábitos e ter sempre como parceira, uma empresa que te ajuda a encontrar serviços de limpeza e manutenção.
Dessa forma, entre em contato com a eQ!e veja como podemos te ajudar através de planos de assinatura que com certeza cabem no orçamento da empresa.

orçamento-de-site-no-ipiranga-1

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s