Custo de serviço de portaria e limpeza terceirizada Gestão de Custos Gestão do Restaurante Limpeza Comercial e Residêncial Manutenção manutenção civil Manutenção corretiva Manutenção cozinha industrial Manutenção de ar condicionado Manutenção de franquia Manutenção do Restaurante manutenção elétrica Manutenção elétrica, hidráulica, civil manutenção hidráulica Manutenção preventiva Roteiro de manutenção

Planilha: Como controlar os custos de manutenção do restaurante?

A gestão de restaurantes é como uma montanha russa onde o ensaio e o erro são constantes. Especialmente nestes tempos onde é fundamental surpreender cada vez mais os clientes e destacar-se da concorrência. Mas… Como poderemos inovar se não conhecemos a saúde do nosso restaurante a curto, médio e longo prazo?

Para além da relação entre os lucros e gastos diários, é imprescindível fazer outras contas que nos revelem se as ações e decisões que estamos a tomar são acertadas.

Qualquer estabelecimento comercial precisa de manutenção dos equipamentos, seja por questão estética ou de segurança. A manutenção representa o sucesso de uma empresa, já que deixar de lado essa questão traz alguns problemas, como a segurança e a aparência do local, e nenhum dono de comércio deseja isso para seu negócio. E não é diferente com uma lanchonete ou restaurante, que precisa de uma constante manutenção de seus equipamentos, para que a rotina local não seja prejudicada de nenhuma forma.

GUIA COMPLETO: Manutenção do restaurante. Baixe aqui

manutenção equipamentos restaurante
Saiba que a manutenção dos equipamentos de uma lanchonete é muito fácil e simples, e engloba itens, como por exemplo, manter sempre os equipamentos de refrigeração em boas condições, com a capacidade ideal para o armazenamento dos alimentos. Cheque periodicamente os aparelhos de refrigeração para conferir se eles estão funcionando corretamente, já que alimentos mal refrigerados podem trazer problemas no consumo alimentar dos clientes do estabelecimento comercial. Este é uma das questões mais importantes quando falamos de manutenção de equipamentos de um restaurante ou lanchonete.

Contratar uma empresa de manutenção elétrica, hidráulica, civil

Outra questão compreende o sistema de exaustão, que precisa estar em condições apropriadas, para evitar o aquecimento em excesso do espaço local. Já os fogões industriais não podem ser molhados em sua parte interna das bocas. Passe somente uma escova de aço, e uma escova pequena e dura para alcançar lugares mais difíceis do equipamento.

Como montar um programa de limpeza para o meu restaurante?

O ideal é fazer uma limpeza e uma manutenção diária dos utensílios e equipamentos da cozinha da lanchonete, para dessa forma evitar ao máximo qualquer tipo de problema que coloque em risco a segurança do estabelecimento comercial. Se achar necessário, você pode chamar um profissional da área para fazer uma manutenção periódica dos itens da cozinha, para garantir a segurança de todos. Isso é muito importante para evitar problemas futuros que podem te dar dor de cabeça, como por exemplo, o vazamento de gás, entre diversos outros que podem ser evitados.

Os cuidados no uso de equipamentos industriais na cozinha

Uso e manutenção

Este item é o mais importante. Deve-se ter atenção quadruplicada ao fazer uso de equipamentos industriais destinados à cozinha. As medidas de segurança variam conforme o ramo de atividade e uso de equipamentos. Alguns equipamentos, principalmente de cortes, devem possuir esquemas de ligação que mantém o operário, ou o funcionário, seguro durante o funcionamento da mesma. A norma que rege o funcionamento destes equipamentos (NR-12) exige que estes equipamentos possuem estes esquemas de funcionamento. Estes equipamentos são um pouco mais caros, entretanto evitará complicações posteriores envolvendo a saúde do funcionário, o tempo de serviço parado caso a fiscalização venha a suspender o uso da máquina e o custo subsequente de sua adaptação à norma.

Você sabe o que pesquisar sobre empresas de limpeza?

Sempre deve-se usar luvas que protejam além dos punhos e vestimenta fechada grossa – independente do equipamento a ser usado. Dificilmente um equipamento industrial na cozinha apresenta baixo risco de periculosidade. Podemos citar o exemplo do fogão industrial, um equipamento simples e mais comumente visto. Aparentemente não oferece risco nenhum – afinal quem não tem um fogão em casa não é mesmo? Mas o mesmo é feito com material que, mesmo passando por processos de pós-fabricação, podem ser cortantes. O cotidiano e a repetição são a pior inimiga da atenção. Um dos maiores índices de acidentes registrados na cozinha são devido à quedas e tropeções. Deixar de fazer uso de vestimentas fechadas e grossas permitem que haja um contato indesejado com estas peças causando cortes profundos.

Você sabe o que é uma limpeza pesada e uma limpeza pós-obra?

Os usos das luvas protegem contra danos de queimaduras provenientes de chama alta ou óleos quentes. Os equipamentos que fazem uso de engrenagens e alta rotação devem ser monitorados constantemente. Devem ser apoiados em superfícies seguras e firmes, livre de vibrações. É aconselhável distanciar estes equipamentos dos demais em 50 cm no mínimo (a depender da potência do motor) para que a harmônica não seja propagada para os demais equipamentos ocasionando folga entre as engrenagens (mesmos que estes estejam desligados). Mesmo que o aparelho passe a impressão de inofensivo nunca deixe de usar luvas e vestimenta grossa fechada. Todas as partes que acionam o equipamento apresentam pontos e terminais de tensão elevadas que podem ocasionar graves choques elétricos ou até mesmo a MORTE do usuário.

Veja os serviços que a eQ! oferece para a sua empresa
Jamais, de forma alguma, NUNCA faça manutenção ou manuseio no equipamento ligado fisicamente. Imagine um liquidificar industrial… inofensivo não? Entre suas idas e vindas na cozinha com certeza deve ter manuseado em água ou até mesmo óleo. Imagine a cena: Após fazer uso do liquidificar você o desliga pelo botão e começa a manusear os insumos, separando-os à parte, e de repente das suas mãos, ou luvas, cai água ou óleo entre o botão on/off. Mas o óleo não é isolante elétrico? Sim meu caro leitor… do mesmo jeito que o ar também é, mas nem por isso os relâmpagos não chegam ao solo. A quantidade de óleo diante da tensão existente entre os terminais on/off podem permitir que haja corrente e voilà… um liquidificar de alta rotação ligado no sentido off do botão seguro apenas pelas suas mãos, na melhor das hipóteses claro.

PLANILHA DE MANUTENÇÂO E CUSTOS

Empreendimentos que lidam com máquinas têm que se preocupar, além de tudo, com a manutenção. Essa é uma tarefa essencial para questões como produtividade e redução dos custos. E, como é preciso acompanhar o processo de perto, a planilha de controle de manutenção de equipamentos é o elemento ideal.

A manutenção é um assunto grande para diversos negócios de todo Brasil. Esse tema é tão relevante que existem diversas aplicações distintas do método e existe bastante material teórico e acadêmico para dar auxílio aos gestores. Logicamente, o conceito de manutenção também está muito atrelado aos conceitos de gestão da qualidade, pois esse é um processo que garante a previsibilidade dos resultados e a redução dos imprevistos.

Como montar um programa de limpeza para o meu restaurante?

A principais normas de gestão da qualidade utilizam a distinção entre manutenção preventiva e a corretiva. O nome já diz tudo, mas apenas para esclarecer para àqueles que estarão ouvindo pela primeira vez:

Manutenção Preventiva: É aquele que você faz antes de um evento negativo ocorrer. Isso normalmente inclui revisões periódicas, limpezas, troca de peças, etc. Logicamente, esse é o tipo mais desejado de manutenção, pois quando bem feito isso faz com que seus processos andem normalmente sem surpresas e custos fora do seu controle.

Manutenção Ar Condicionado

Manutenção Corretiva: Esse é o famoso apagar incêndio. É quando você trata o problema após ele ter ocorrido. Embora deva-se evitar ao máximo, também é preciso mensurar e acompanhar esse tipo de evento, justamente para a criação de políticas de manutenção preventiva que irão evitá-lo no futuro

A planilha de controle apresenta um registro completo das etapas e ajuda a gestão a tomar decisões melhores. Assim, o gerenciamento torna-se menos complexo e ganha a centralização de informações.

Você sabe o que é uma limpeza pesada e uma limpeza pós-obra?

Quer saber como usar a planilha de controle de manutenção de equipamentos? Então, continue a leitura!

Por que controlar a manutenção é tão importante?

Mais do que comprar as máquinas, é fundamental garantir que elas funcionem da forma correta. O papel da manutenção é, dentre outros, promover a otimização da atuação, o que gera vários benefícios.

Quando tudo acontece de maneira planejada e consistente, a aplicação da versão preventiva evita a corretiva. Como consequência, os custos são muito menores do que os gerados por uma falha.

Além disso, a interrupção catastrófica de um equipamento causa perda de dinheiro porque leva a um tempo de parada. Ela também compromete a produtividade da obra, a eficiência de atuação e, até mesmo, a segurança no trabalho.

Como eliminar o mau cheiro do ralo do banheiro no restaurante?

A falta de manutenção ainda contribui para a diminuição da qualidade na execução de tarefas. Como há um subaproveitamento dos componentes, o resultado fica aquém do esperado.

Por outro lado, o controle por meio da planilha ajuda a evitar tais situações. Ele garante um acompanhamento completo em relação aos itens que devem ser monitorados e ao momento em que algo tem de acontecer.

Como funciona a planilha de manutenção?

Uma planilha para esse tipo de acompanhamento é baseada no registro de informações pertinentes. Ela traz os dados importantes do item e do processo realizado, servindo, acima de tudo, para planejar as próximas.

Com o documento bem estruturado, a empresa não sofre com o maquinário que vai para a obra sem manutenção devido a um esquecimento, por exemplo.

Dicas de manutenção preventiva e corretiva para restaurantes

Essa também é uma forma de controlar a frequência de análise e otimizar os custos dispensados a tal etapa. Ao final, é criada uma “base histórica” sobre cada máquina, o que ajuda na solução de problemas no futuro.

O que deve fazer parte do documento?

Para que ofereça todos os benefícios, a planilha de controle de manutenção de equipamentos deve conter os elementos adequados. Os seguintes itens são indispensáveis:

  • data;
  • responsável;
  • equipamento ou componente avaliado;
  • horas utilizadas para manutenção;
  • problema encontrado;
  • solução apresentada;
  • data da nova manutenção.

Dependendo das necessidades do empreendimento, outras colunas podem ser incluídas. É fundamental uma atualização frequente, sendo que tudo deve ser preenchido logo após o encerramento do processo. Assim, há garantias quanto à confiabilidade dos dados.

Como diminuir o absentismo na empresa? Confira as dicas!

Planilha de Manutenção Industrial

Essa é uma planilha mais generalista, mas muito potente é que ajuda os mais diferentes tipos de manutenção industrial seja ela predial, elétrica ou mesmo mecânica. Ela é praticamente um sistema em excel com bancos de dados e formulários automáticos que lhe dão toda a flexibilidade e profissionalismo. Vamos ver os recursos:

1. Controle de Ordens de Serviço com data, responsável, quantidade de horas utilizadas, produtos envolvidos e mais!
2. Cadastros Gerais de Equipamentos, Tipos de Serviços, Profissionais, Fornecedores e mais!
3. Relatórios e Históricos Gerais podendo relacionar todas as informações anteriores nos mais diversos ângulos.

As planilhas podem ser separadas por máquinas, períodos temporais, filiais ou qualquer outra classificação que faça sentido. Conforme os processos ocorrem, maior é o volume de dados e mais fácil é prever a necessidade de atenção ou encontrar a solução para um problema específico.

Com a planilha de controle de manutenção de equipamentos, o negócio tem maior visibilidade sobre o funcionamento dos itens. Por isso, é fundamental planejar e preencher os campos corretamente, de modo a gerar uma boa base de informações.

O uso dessa ferramenta está diretamente ligado à visibilidade e ao controle da etapa, o que é necessário em outros pontos.

Contratar uma empresa de manutenção elétrica, hidráulica, civil

A empresa precisa de uma constante manutenção de seus equipamentos, para que a rotina local não seja prejudicada de nenhuma forma.
Para melhorar os custos de manutenção da empresa é necessário atrelar diversos hábitos e ter sempre como parceira, uma empresa que te ajuda a encontrar serviços de limpeza e manutenção.
Dessa forma, entre em contato com a eQ!e veja como podemos te ajudar através de planos de assinatura que com certeza cabem no orçamento da empresa.

orçamento-de-site-no-ipiranga-1

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s