Gestão da Empresa Gestão de Custos gestão de facilities Gestão de Franquia Gestão de RH Gestão do Restaurante Limpeza Comercial e Residêncial Manutenção manutenção civil Manutenção corretiva Manutenção de ar condicionado Manutenção de franquia Manutenção do Restaurante manutenção elétrica

4 Dicas: Programa de Limpeza no Restaurante.

Além da preocupação com sabor e qualidade dos alimentos, existe outro fator de extrema importância para quem está no ramo de Food Service: proteger os alimentos de qualquer tipo de contaminação. Por isso, respeitar os procedimentos de higienização específicos para restaurantes é um dos caminhos para ter sucesso no seu negócio.

Quando substituir as gaxetas do restaurante?

Vamos entender o passo a passo para higienizar seu estabelecimento?

O ambiente é onde tudo começa

O AMBIENTE É ONDE TUDO COMEÇA

Antes de qualquer coisa, atente-se com a limpeza da cozinha. Comece com a higienização das paredes, pisos, mesas, bancadas, equipamentos e utensílios. O processo pode iniciar com a remoção de sujeiras aparentes, como restos de comida, gordura, terra, entre outros. Para isso, você pode usar água corrente, detergente neutro ou sabão e depois deixar secar naturalmente.

Também é preciso desinfetar as áreas já limpas, para matar os microrganismos que causam a contaminação alimentar. Isso pode ser feito usando calor ou produtos químicos. Todo o processo anterior deve ser estendido para áreas de recebimento de mercadoria e salão de refeições. Os banheiros também devem ser monitorados, tendo toalhas e papel higiênicos abastecidos constantemente, assim como a retirada do lixo deve ser regular.

Quando fazer a limpeza?

QUANDO FAZER A LIMPEZA?

Atente-se para a periodicidade da limpeza, higienizando sempre no começo de cada turno, na troca de alimentos, ou a cada 2 horas, de acordo com a frequência do trabalho. De qualquer maneira, lembre-se: é importante manter um cronograma para a limpeza do ambiente que informe à sua equipe como, quando e o que usar para fazer a higiene de maneira adequada.

Contratar uma empresa de manutenção elétrica, hidráulica, civil

Equipamentos e utensílios requerem cuidado especial

EQUIPAMENTOS E UTENSÍLIOS REQUEREM CUIDADO ESPECIAL

As chances de contaminação por conta de microrganismos no ar são grandes. Por isso, é inevitável a manutenção preventiva de equipamentos como o ar condicionado, que pode parar de funcionar por falta de higiene adequada no sistema de climatização. Da mesma maneira, é importante manter bandejas, ventiladores, dutos e umidificadores sempre limpos para preservar a qualidade do ar e dificultar a propagação de agentes contamináveis.

Louçastalheres e demais utensílios devem ser limpos, usando a mesma sequência de higienização para o ambiente como um todo, a não ser que a higienização seja feita com lava-louças. Lembrando que a máquina deve passar por manutenção periódica e requer o uso de produtos específicos. Quando se trata de toalhas de mesa e guardanapos de pano, o indicado é contratar lavanderias especializadas.

Fique atento aos produtos utilizados

FIQUE ATENTO AOS PRODUTOS UTILIZADOS

Para ajudar na localização e no controle de abastecimento, é importante que todos os produtos estejam devidamente identificados. Além disso, faça uma pesquisa detalhada de fornecedores, analisando o custo x benefício, caso as compras sejam feitas em grande quantidade. Se optar por comprar produtos concentrados e de qualidade para dissolvê-los em água, ainda é possível economizar.

Procure conhecer a função de cada produto para não usá-lo de maneira inadequada. Por exemplo: detergente neutro e líquido é indicado para fazer a lavagem de louça manual, já em casos de lava louças, o ideal é o sabonete sólido. Vale lembrar: opte por produtos com registro no Órgão Federal de Saúde.

Monte um programa para otimizar a limpeza

MONTE UM PROGRAMA PARA OTIMIZAR A LIMPEZA

Para acompanhar de perto o andamento dos processos de higiene, assim como o uso correto de produtos e a utilização de limpeza técnica e manutenção, monte um cronograma. Também é interesse disponibilizar um manual com orientações sobre a higiene do ambiente de trabalho, dos equipamentos, tipos de produtos de limpeza, entre outros. Dessa forma, a equipe estará preparada para seguir o cronograma e entender sua importância.

Todas as dicas são válidas de uma maneira geral para qualquer tipo de Food Service. No entanto, cada estabelecimento pode desenvolver estratégias próprias para integrar a equipe e efetivar os procedimentos necessários, desde que estejam sempre de acordo com a regulamentação do segmento.

DICAS DE MANUTENÇÃO PARA RESTAURANTES

Confira as dicas para manutenção dos equipamentos de refrigeração do restaurante

 

Manutenção de ar condicionado

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s